Conselheiro Miola participa de videoconferência sobre desafios da gestão pública

Na tarde dessa sexta-feira (15), o conselheiro Cezar Miola participou, em São Paulo, na sede da ONG “Todos pela Educação”, de videoconferência sobre os desafios da gestão pública diante das metas pelos Planos Municipais de Educação.

A atividade, realizada pela plataforma Conviva Educação e pela Associação de Jornalistas em Educação (Jeduca), contou também com a participação do vice-presidente da seccional do Ceará da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Francisco Elício Cavalcanti Abreu, secretário do Município de Morrinhos.

O conselheiro Cezar Miola relatou as iniciativas de fiscalização tomadas pelo sistema de controle externo, por intermédio da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), com destaque para o software TC Educa, lançado no último dia 22 de novembro e que oferece dados organizados por Estados e Municípios sobre as metas a serem alcançadas.

Para o conselheiro, a ferramenta será fundamental não apenas no exercício da missão fiscalizadora dos tribunais, mas também para a atuação dos gestores e da Sociedade Civil. “Com o TC Educa, os gestores receberão alertas automáticos sempre que diante de risco de não atingimento de uma meta, o que materializa um instrumento inovador de gestão; já a cidadania terá plenas condições de exercer o controle social, tendo acesso ao desempenho dos gestores públicos”, assinalou.

A videoconferência está disponível abaixo.