Conselheiro Nelson Chaves representa TCE-PA no evento Fórum sobre Drogas

O conselheiro Nelson Chaves representou o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), no I Fórum de Políticas Públicas sobre Drogas. O encontro realizado pela Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA), teve o apoio do TCE e aconteceu no Hangar, nesta quarta-feira 07 de maio.

O objetivo do Fórum de discutir sobre os malefícios das drogas, e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e nacionais. No início da programação, houve uma apresentação de peça teatral, quando alunos de escolas públicas encenaram o drama que as drogas podem trazer às famílias.

Com o auditório do Hangar lotado, por maioria crianças e jovens, o presidente da ALEPA, deputado Márcio Miranda, agradeceu e explicou a importância do evento.

“O Fórum surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar informações sobre o assunto. As drogas não escolhem raça, classe social ou idade. Por isso, é importante informar e prevenir a sociedade sobre os malefícios desse vício, que vem destruindo várias famílias brasileiras”, ressaltou o presidente.

“Esse é um evento de grande importância e tive a honra de estar aqui. Me sinto emocionado em ver mais de 1.300 pessoas participando, e autoridades debatendo sobre este tema que está presente na realidade do nosso Estado e do Brasil. As drogas podem destruir o futuro dos jovens cidadãos, e com a prevenção, se pode diminuir essa situação”, completou o conselheiro Nelson Chaves.

Ao final dos debates, um depoimento chamou a atenção e emocionou os participantes do seminário. Gustavo Roberto de 33 anos é detento do Sistema Penitenciário do Estado do Pará. Condenado por tráfico e roubo, Gustavo foi usuário de todos os tipos de drogas e falou que isso foi a porta para entrar no mundo do crime. “A droga acabou com a minha vida e da minha família. Estou preso desde os 18 anos, mas há 8 estou limpo, sem usar nenhuma substância”, explicou.

Gustavo Roberto é um dos mais de 12.000 presos no Pará e integra o projeto “Conquistando a Liberdade”, da SUSIPE, que ajuda a reintegração dos detentos na sociedade. Segundo o diretor do sistema penitenciário, coronel André Luiz de Almeida e Cunha, o tráfico de drogas ocupa a 2ª maior causa de prisões no Estado.

De acordo também com o secretario de Segurança Pública do Estado (SEGUP), Luis Fernandes, as drogas são as principais causas dos crimes no Brasil. “Cerca de 70% dos homicídios têm relação com as drogas. Esse fórum pode ser mais um caminho para a redução da violência, por isso temos que trabalhar na prevenção”, concluiu o secretário.

Fórum surgiu de ideia do Cons. Nelson Chaves

Em março de 2013, o conselheiro Nelson Chaves sugeriu ao presidente da ALEPA, deputado Márcio Miranda, a ideia de mostrar as ações que o Poder Legislativo pode fazer no combate e na prevenção às drogas, instruindo também os municípios do interior do Estado sobre o problema.

“Foi uma alegria poder ajudar a construir este seminário, pois, é uma maneira de colaborar no combate aos problemas causados pelos vícios das drogas. Desta forma, tentar sensibilizar a sociedade e o poder público sobre esta grave questão das drogas e as políticas públicas necessárias para combater este problema social, que também envolve a segurança e a saúde públicas”, finalizou Nelson Chaves.

“O conselheiro Nelson é o ´culpado´ pela realização do I Fórum sobre Drogas. Foi uma parceira entre a ALEPA e o TCE que resultou nesse grande e importante evento. Só podemos agradecer, pois, com certeza, nossa sociedade vai ganhar muito, e o poder público vai trabalhar para a redução do uso de drogas no Pará e no Brasil”, completou Márcio Miranda.

Leave a Reply