Conselheiro Valter Albano abre painel do 3º Encontro Nacional dos TCs

O Painel 2 do 3º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas foi aberto pelo conselheiro ouvidor-geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Valter Albano da Silva, que ministrou a palestra “Qualidade e agilidade do controle externo como requisitos de efetividade dos Tribunais de Contas”, nesta terça-feira (13/11) no Plenário do TCE-MS.

Segundo o conselheiro ouvidor-geral, alguns requisitos são necessários para alcançar a maximização dos recursos públicos e um deles é a perspectiva da agilidade e da qualidade como eixo norteador de todas as ações. “Também devemos adotar um modelo de planejamento estratégico que é a forma que entendo de organizar as prioridades dos Tribunais de Contas”.

Na palestra o conselheiro ouvidor-geral destacou que os Tribunais de Contas precisam ter um compromisso social garantindo a qualidade da gestão dos recursos públicos, além de manter a efetividade das políticas públicas. “A sociedade é pragmática, reconhece aquilo que tem valor, aquilo que impressiona”.

O conselheiro ouvidor-geral do TCE-MT ainda frisou que os resultados baseados no planejamento estratégico faz a diferença objetivamente e estrategicamente. “Os Tribunais de Contas, depois de planejar, devem ter uma atuação forte na avaliação de resultados. Seja o resultado do controle externo que são instrumentais, ou os resultados das politicas públicas que é o que interessa a sociedade. Creio que dessa forma os Tribunais de Contas se tornam instituições úteis e reconhecidas pela sociedade, queremos fortalecer a instituição como instrumento de cidadania”.

Fonte: Assessoria TCE-MS (Bruna Galina)

Leave a Reply