O conselheiro Waldir Neves Barbosa, do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), foi indicado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON) para compor a diretoria da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do MERCOSUL (ASUL) para o biênio 2012/2014, ao lado dos conselheiros Manoel Paulo de Andrade Neto (TC/DF), Marcos Peixoto (TCE/RS), Otávio Lessa Geraldo Santos (TCE/AL) e Érico Xavier Desterro e Silva (TCE/AM).
A ASUL é uma entidade civil sem fins lucrativos que se apóia na igualdade de todas as instituições de controle externo de finanças públicas e no respeito ao ordenamento jurídico pelo qual se rege cada uma delas. A ASUL está integrada pelas Entidades Públicas de Controle Externo dos países signatários do Mercosul, que são seus membros efetivos.
Entre os objetivos da ASUL estão o intercâmbio permanente de documentação e informação técnica entre seus membros; vinculação com entidades similares constituídas em outros mercados regionais, países e organismos internacionais; cooperação técnica, promoção de eventos e realização de atividades acadêmicas, docentes, de investigação e assessoramento.