Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) aprovaram, por unanimidade, votos de congratulações aos organizadores do III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, realizado de 12 a 14 de novembro, em Campo Grande (MS). A escolha dos temas e a organização das atividades foram elogiadas pelos conselheiros Soraia Victor, Edilberto Pontes e Rholden Queiroz, e pelos auditores Itacir Todero e Paulo César de Sousa, durante sessão do Pleno nesta terça-feira (20/11).
No encontro, foi aprovada a Carta de Campo Grande com 25 compromissos assumidos por todos. Para o presidente do TCE-MS, Cícero Antonio de Souza, o encontro foi marcado não só pela presença maciça de conselheiros, mas principalmente pelas discussões e compromissos que foram publicamente assumidos. O presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Severiano Costandrade, também enalteceu a importância do evento destacando a qualidade da organização. Já o presidente da Atricon, conselheiro Antônio Joaquim afirmou que conselheiros, auditores e procuradores elogiaram o conteúdo do Encontro, por sua praticidade e pela harmonia dos temas com o planejamento estratégico.
Entre os compromissos da carta estão os de desenvolver mecanismos para o fortalecimento institucional dos Tribunais de Contas, em obediência ao princípio federativo, assegurando a efetividade do Controle Externo, observado o que dispõem os Planejamentos Estratégicos da ATRICON e do IRB.
A carta propõe, entre outras ações, implantar e desenvolver a auditoria de Tecnologia da Informação conforme boas práticas difundidas no 1º ENAUTI – Encontro Nacional de Auditoria de Tecnologia da Informação, realizado em maio de 2012 na Corte de Contas do Ceará, sob a coordenação do diretor da 13ª Inspetoria de Controle Externo, Raimir Holanda, além de apoiar o compromisso assumido pelo IRB de realização do 2º ENAUTI.