Conselheiros do TCE-PI recebem homenagem da Atricon durante Congresso de TCs

A Atricon homenageou os conselheiros, conselheiros substitutos e técnicos de Tribunais de Contas que integraram o Grupo Gestor de Avaliação da Qualidade e Agilidade do Controle Externo. O trabalho,que reusltou num diagnósticos dos tribunais brasileiros, aplicou o instrumento de avaliação em 28 Tribunais de Contas e foi divulgado durante o Congresso Nacional, que acontece  em Vitória (ES). O Comitê é  responsável pelas iniciativas que resultaram na criação da Rede Nacional de Informações Estratégicas do Controle Externo – Infocontas.

Durante solenidade festiva, realizada na última quarta-feira,4, os  homenageados receberam  os certificados  “Homens e Mulheres da República”. Do Piauí, foram agraciados o conselheiro Kennedy Barros e o conselheiro substituto, Jaylson Campelo, que coordenou o estudo.

O diagnóstico de avaliação da qualidade e agilidade do controle externo no âmbito dos Tribunais de Contas foi  apresentado durante o XXVII Congresso dos TCs do Brasil. O trabalho servirá de marco referencial para que as instituições de controle busquem se aperfeiçoar, identificando aqueles itens que precisam ser melhorados. Foi o que disse o presidente da Atricon, conselheiro Antonio Joaquim, ao apresentar oficialmente o documento.

A Atricon confeccionou um livro com 128 indicadores, apurados a partir da avaliação em 28 dos 34 Tribunais de Contas brasileiros. Os Tribunais visitados pelo comitê técnico aderiram ao procedimento de avaliação definido pelo Conselho Deliberativo da Atricon.

Conforme o presidente, a intenção é realizar a avaliação anualmente. Para tanto, a Atricon vem negociando com instituições como o Banco Mundial o financiamento dessa atividade.

Leave a Reply