Contadores pedem ao TCE da Paraíba seminário sobre novas normas para setor público

Coincidiu com nosso plano de metas” – comentou o presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, ao cabo de reunião, nesta terça-feira (29), com dirigentes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) interessados na promoção de seminários, ao longo deste ano, sobre o projeto de Convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

“Vamos voltar a conversar logo sobre o tema e, já então, com a presença do conselheiro Arnóbio Viana, coordenador da Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil), órgão do Tribunal habitualmente encarregado dos programas de treinamento oferecidos a contadores e gestores públicos”, assegurou o conselheiro Fábio Nogueira. Encontros dessa natureza, reafirmou ele, constituem uma das mais recorrentes preocupações do TCE e, desse modo, têm pronto acolhimento.

O presidente do CRC Gilsandro Costa de Macedo – acompanhado, na ocasião, pelos vice-presidentes do órgão Cláudio de Melo (Fiscalização) e Bruno Sitônio (Desenvolvimento Institucional) – saiu, satisfeito, da reunião ocorrida no gabinete do conselheiro Fábio Nogueira.

“Percebemos um Tribunal cada mais disposto ao diálogo e às parcerias necessárias ao aprimoramento da gestão pública. E o que nós queremos é exatamente isso: a aliança, a parceria em favor desse propósito”, comentou o presidente do CRC.

A seu ver, a promoção, no TCE, de seminários para a discussão das mudanças e desafios decorrentes da Convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, vigentes em 2014, significará a participação maciça não apenas de contadores, mas, ainda, de gestores públicos estaduais e municipais.

“É preciso, também, envolver os gestores porque as novas normas de contabilidade pública vão exigir a mudança de toda uma cultura. E só temos 2013 para nos preparar para essa transformação”, concluiu Gilsandro Macedo.

Leave a Reply