Controladoria como instrumento de gestão pública é tema do 35º EAD do TCE-MT

A importância do Controladoria na tomada de decisões do Poder Público foi abordada durante a palestra do consultor e professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Adão Ferreira, sobre o tema “Controladoria do Serviço Público” na tarde desta quarta-feira (21.08).

Durante o palestra foi abordada as diferenças entre Auditoria e Controladoria, sua missão, procedimentos e metodologias. De acordo com Ferreira, a missão principal da Controladoria está no fornecimento de informações, através da análise econômica e social dos ambientes para a tomada de decisões dos governos.”A Controladoria engloba um conjunto de princípios diferenciados, capazes de identificar as melhores oportunidades de investimentos e tomadas de decisões das unidades”, acrescentou o palestrante.

Segundo Ferreira, o conceito de Controladoria e a sua aplicação ainda são muito abstratos em alguns Estados, e precisa ser entendido como um instrumento essencial de planejamento e gestão. “Deve estar ligada diretamente ao principal gestor da unidade, no sentido de promover a eficácia organizacional. Faz parte da sua missão indicar o caminho para a eficácia e não deve ser um órgão para estar em evidência”, ressaltou.

São uma das atribuições do Controlador a análise prévia, a elaboração de relatórios gerenciais para auxílio no processo de tomada de decisão e a elaboração de planejamentos. “Diferentemente da Auditoria, que trabalha com informações passadas, a Controladoria analisa as possibilidades futuras, através de diferentes procedimentos e metodologias a fim de evitar os elementos surpresas”, destacou. Ainda conforme o palestrante, a ética, a imparcialidade, a Iniciativa e a visão de futuro são uma das características essenciais ao Controlador, que deve enxergar o mundo como seu ambiente de trabalho. “O prêmio da Controladoria é quando todas as ações do maior gestor da entidade transcorreu de forma esperada”.

Adão Ferreira da Silva é Doutor em Contabilidade pela Universidade Nacional de Rosário-Argentina e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo.

EAD

O Projeto de Ensino a Distância do Tribunal de Contas de Mato Grosso (EAD) atua com o objetivo de orientar gestores públicos sobre melhores práticas de gestão e teve início no dia 12 de março de 2012, com a aula inaugural do ministro Benajmin Zymler. Ao todo já foram ministradas 35 palestras que foram transmitidas ao vivo pelo Portal do TCE-MT (http://ead.tce.mt.gov.br).

A proposta do EAD foi escolher temas relevantes no debate sobre a administração pública e convidar especialistas para discorrerem sobre eles no ambiente criado para o EAD do TEC-MT, de modo a proporcionar aos gestores públicos e suas equipes o acesso ao conhecimento por meio de videoaulas apresentadas ao vivo e disponibilizadas na base de dados do portal do Tribunal, para consultas. As videoaulas podem ser encontradas no Portal do TCE | Menu – cursos e eventos.

Leave a Reply