Coordenador da Rede Infocontas fala ao Comitê de Comunicação

A reunião semanal do Comitê de Comunicação dos Tribunais de Contas, contou na manhã desta segunda-feira (16), com a participação do vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, conselheiro Renato Rainha (TCDF), que também coordena a Rede Infocontas.

Renato Rainha foi apresentado aos integrantes do Comitê de Comunicação, que ainda não o conheciam, pelo vice-presidente de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos, Cezar Miola (TCE-RS), supervisor das ações do Grupo. Foram salientadas, sobre o conselheiro Rainha e o trabalho que ele desenvolve na Rede Infocontas, características como “comprometimento, capacidade técnica e visão republicana do Controle Externo”.

O coordenador da Rede Infocontas falou sobre o importante trabalho de inteligência e a utilização das informações estratégicas, que têm qualificado a atuação dos Tribunais de Contas. Para ilustrar, ele fez referência ao levantamento realizado por um Grupo de Trabalho, constituído pela Portaria nº 04/2020.

Esse Grupo de Trabalho, que contou com a coordenação do próprio Renato Rainha e do conselheiro Adircélio Moraes (TCE-SC), pesquisou a aquisição de equipamentos médicos durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com ele, foram detectadas grandes disparidades no preço desses insumos, o que permitiu o alcance do objetivo da ação: identificar e evitar a prática de sobrepreço e consequentes danos ao erário, em virtude da flexibilização das regras de licitação, em decorrência da situação emergencial de combate à Covid-19.

Ascom Atricon (Ridismar Moraes), em 16 de novembro de 2020.