Coordenador do Banco Mundial visita o TCE de Sergipe

Nesta quinta-feira, 04, o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Carlos Alberto Sobral de Souza, recebeu a visita do coordenador de Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial, Joseph Mubiru Kizito, e da secretária adjunta da Secretaria de Estado do Planejamento, Ana Cristina Prado.

Diante da possibilidade de firmar uma operação de crédito com o Estado, o Banco procurou tomar conhecimento quanto à metodologia utilizada pela Corte de Contas no controle dos recursos públicos. “Essa interação é fundamental para que se atualizem as normas de procedimento contábil não só do Estado, como de apreciação do Tribunal de Contas. O Banco Mundial vai ter um papel fundamental para que seja promovido esse avanço, e isso é positivo para os técnicos da Corte, e toda a sociedade sergipana”, disse o conselheiro.

Ciente da contribuição que a Corte de Contas pode proporcionar para que a operação de crédito seja efetuada com coerência, Kizito fez questão de conhecer o órgão e conversar com técnicos da Casa.

“Estamos buscando uma segurança de que não só os recursos do Banco Mundial, mas também os do Estado serão aplicados de acordo com os objetivos dessa operação. O Tribunal está nos dando todo o apoio, e isso é o mais importante no momento”, alegou o coordenador.

Já para a secretária Ana Cristina, diante da oportunidade que o Estado possui em firmar uma parceria com o Banco Mundial, todos devem se empenhar para contribuir com o progresso de Sergipe. “Antes que a parceria seja firmada, eles estão estudando como é realizado o controle dos gastos públicos. Não temos dúvidas que o Tribunal de Contas é o órgão primordial para que possam apresentar esses dados requeridos”, pontuou.

Reunião

Após o encontro com o conselheiro-presidente, os visitantes participaram de uma reunião com técnicos do TCE, tendo à frente do diretor-técnico Sidney Tavares. Segundo ele, o encontro foi produtivo e o representante do Banco deixou o Tribunal satisfeito com o que foi apresentado.

“Demonstramos a eles tudo que necessitavam e nos solicitaram. Apesar de possuir uma equipe externa, os visitantes também desejavam conhecer pessoalmente o serviço realizado aqui, e conforme combinado, transparecemos o nosso modo de administrar”, garantiu o diretor.

Leave a Reply