O II Congresso Internacional de Direito Eleitoral, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) foi realizado no último dia 24 de maio, e teve como homenageado o Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) e Vice-Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Conferência de Abertura teve como presidente, o corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, conselheiro Ronaldo Chadid, e como palestrantes o Professor, Dr. Tomás Pablo Jordán Díaz (Chile) e a Professora, Dra. Elena Gómez (Argentina). Como fomentador, contou com a participação do desembargador do TJMS, Júlio Roberto Siqueira Cardoso, diretor da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul.
Ainda no período da manhã, o tema: “Financiamento Eleitoral: Aspectos Controvertidos” foi tratado no primeiro Painel e teve como palestrantes o Ministro do TSE, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto; o ex-Ministro do TSE, Admar Gonzaga Neto; e o ex-Ministro do TSE, Henrique Neves.
O evento seguiu no período da tarde com outros quatro painéis que trouxe como temas, Democracia na América Latina: Impasses e Perspectivas; Justiça Eleitoral e Democracia; Participação Feminina na Política; Reforma Política; e Direito Eleitoral Comparado.
Ao todo foram mais de 30 palestrantes, entre ministros do Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Superior Tribunal de Justiça e renomados professores e doutores do Brasil, Chile, Argentina e da Alemanha.
O Congresso Internacional de Direito Eleitoral (CONIDEL), tem como objetivo proporcionar à comunidade jurídica e à sociedade em geral um espaço para discussões de temas atuais ligados ao Direito Eleitoral e Político em nível mundial. O evento tem como coordenador-geral o membro efetivo do TRE-MS e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Dr. Daniel Castro Gomes da Costa, e como coordenadores científicos os Ministros do TSE Tarcísio Vieira de Carvalho Neto e Sérgio Silveira Banhos.
Olga Mongenot