TCE-PB promove Encontro de Educação Ambiental para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, por meio do Comitê Gestor do Projeto de Sustentabilidade,  promove, no próximo dia 04/06, o ‘Encontro de Educação Ambiental do Tribunal de Contas’ ( ENECONTAS), evento que marcará, no âmbito da Corte, as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre em de 5 de junho.

Durante a programação que será aberta às 9h, no plenário Ministro João Agripino Filho, pelo presidente do Tribunal, conselheiro Arnóbio Viana, um ciclo de palestras e oficinas que  abordarão temas sobre gestão de resíduos sólidos, coleta seletiva de lixo e experiências de reciclagem em municípios paraibanos.

 ‘Educação Ambiental – O Futuro para os Municípios Paraibanos’, será a primeira palestra do evento.  O tema vai ser exposto pela professora Terezinha Domiciano Dantas Martins, diretora do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba – Campus III, em Bananeiras.

 Em seguida, a auditora de Contas públicas, Lúcia Patrício, que integra os quadros da Corte, falará sobre ‘Auditoria Ambiental: A visão do TCE com a disposição e tratamento dos resíduos sólidos urbanos gerados pelos Municípios’.

 A terceira palestra será feita pelo professor Doutor Talden Farias, sobre ‘Coleta eletiva, política nacional de resíduos sólidos: novas perspectivas’. Economista e integrante da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, ele atuará, também, como facilitador da oficina sobre ‘Sustentabilidade na Gestão de Resíduos Sólidos’.

 Após as palestras os palestrantes vão responder questionamentos dos participantes. Esta etapa do evento terá mediação da procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz, do Ministério Público de Contas junto ao TCE.

 EXPERIÊNCIAS – Na parte reservada à exposição de experiências de sucesso, a engenheira ambiental Camila Araújo da Silva, diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Solânea, falará sobre o projeto de reciclagem de resíduos sólidos do município.

 A segunda experiência, na mesma área e município de Bonito de Santa Fé, será apresentada pela secretária de administração municipal, Maria de Socorro Pires de Santana, e por Rita da Silva Miguel, presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclado da Prefeitura Bonito de Santa Fé.

 Ascom TCE-PB