CTE-IRB apoia ação do Instituto do Câncer Infantil

O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) está apoiando a divulgação da cartilha digital “Entendendo o Câncer Infantojuvenil para o Diagnóstico Precoce”, desenvolvida pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), sediado em Porto Alegre (RS). O objetivo da publicação é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da identificação prévia da doença.

Para auxiliar na disseminação das informações, o CTE-IRB remeteu um informe aos Tribunais de Contas brasileiros com a sugestão de que as instituições encaminhem o material aos seus jurisdicionados. A Cartilha também foi enviada ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), à União Nacional dos Dirigentes Municipal de Educação (Undime) e à União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes até 19 anos. As chances de cura ficam em torno de 80% quando os pacientes são diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. O projeto tem como objetivo disseminar informações sobre os sinais e sintomas da doença nos estabelecimentos de ensino, já que a escola é um dos agentes essenciais na vida das crianças e dos adolescentes. Inicialmente, o ICI promoverá capacitações para professores das escolas públicas de Porto Alegre (RS).

A iniciativa deverá ser ofertada para as demais redes de ensino futuramente. A publicação pode ser acessada no endereço eletrônico http://static.ici.ong/docs/Cartilha_Entendendo_o_Cancer_Infantojuvenil.pdf.

Texto: Priscila Oliveira