CTE-IRB apresenta ações durante o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas

O presidente do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Cezar Miola, apresentou as ações desenvolvidas na área da educação, nesta segunda-feira (11), durante o I Congresso Internacional de Tribunais de Contas (CITC), em Foz do Iguaçu (PR). A exposição ocorreu na reunião conjunta da Diretoria do IRB e do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas, que integra a programação do CITC.

Entre as iniciativas expostas, está o projeto Educação que faz a Diferença, que mapeia as boas  práticas de educação em todo o país, o lançamento de capacitações para os conselhos de educação e para os integrantes dos controles internos municipais, da Cartilha Fortalecimento da Gestão Democrática, a participação no Pacto pela Primeira Infância, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça e a parceria com o Unicef e o Conselho Nacional do Ministério Público para combater a evasão escolar.

De  acordo com o presidente do CTE-IRB, as iniciativas empreendidas ao longo do ano procuraram oferecer contribuições concretas aos TCs para o aperfeiçoamento do controle da política pública da educação. E em 2020 o objetivo é ampliar e qualificar esse trabalho.

Realizado até esta quinta-feira (14),  com o apoio do Tribunal de Contas do Paraná, o I Congresso Internacional dos TCs é resultado da parceria entre as principais entidades representativas do sistema brasileiro de controle externo: IRB, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracon).

Texto Priscila Oliveira