Valdecir Pascoal é homenageado no I CITC

Uma homenagem foi prestada, pelas entidades promotoras do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, ao Conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE), na tarde desta terça-feira (12). Agraciado com a Medalha do Mérito do Controle Externo, o ex-presidente da Atricon, é uma espécie de “unanimidade entre os membros do Sistema Tribunais de Contas”. Foi o disse o presidente Fábio Nogueira, depois de ressaltar a simbologia da comenda que tem o caráter “do reconhecimento e da gratidão aos que contribuem com a evolução das atividades de fiscalização e controle”.

O presidente Fábio Nogueira referiu-se à escolha do momento, para render a homenagem a Valdecir Pascoal, como sendo proposital: “um espaço reservado aos talentos”. Ele se referia às apresentações culturais, que aconteceriam na sequência, dos paraibanos: o Poeta Jessier Quirino – Nordestinidades; e um tributo a Jackson do Pandeiro, prestado por Isaias Vicente, cover do artista de Alagoa Grande que, em 2019, tem o seu centenário e legado artístico comemorados em todo o Brasil.

Os demais presidentes das entidades se revezaram em depoimentos acerca dos méritos do homenageado. Ivan Bonilha (TCE-PR), do IRB, disse que a comenda é um ato de reconhecimento àqueles que dedicaram muito do seu tempo a favor do Controle Externo. “Valdecir Pascoal é um benfeitor valoroso e inestimável do aperfeiçoamento do Sistema.

Para Thiers Montebello (TCM-RJ), Valdecir tem seu nome no panteão daqueles que contribuem com o Controle Externo brasileiro. O ministro substituto Marcos Bemquerer Costa (TCU), disse que Valdecir é uma referência e um exemplo a ser seguida.

Agradecimento – Valdecir Pascoal agradeceu a homenagem salientando que o TCE-PE, Tribunal ao qual pertence, é uma verdadeira escola e que tem contribuído significativamente para o seu crescimento profissional e pessoal. “Tenho muito orgulho em pertencer a uma Corte que é referência nacional”.

O ex-presidente ressaltou que as entidades que representam o Sistema de Controle Externo hoje está nas mãos de “grandes lideranças”. Com relação a Fábio Nogueira, que o sucedeu na presidência da Atricon, Valdecir disse que se orgulha de “ter um sucessor do quilate, equilíbrio, liderança, sabedoria e espírito democrático, que compartilha decisões e consolida as relações interinstitucionais buscando o fortalecimento do Sistema Tribunais de Contas”.

Quanto aos dois mandatos como presidente da Atricon, os classificou como ocasião de muitos e variáveis aprendizados, inclusive “a arte de conviver com as diferenças de maneira harmoniosa”.  A esposa Dalva, a quem agradeceu pela companheirismo e exemplo, foi responsável pela entrega da medalha a Valdecir Pascoal.

ASCOM – ATRICON (Ridismar Moraes), em 12 de novembro de 2019.

Fotos Kiko Sierich