TCE da Bahia ministra curso com foco às Normas de Auditoria Governamental

Vice-presidente do TCE da Bahia, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo

O vice-presidente do TCE da Bahia, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, proferiu, dia 1º.02, palestra que marcou o encerramento do curso Papéis de Trabalho, ministrado pelo consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), José Pellegrini. Em sua explanação, o conselheiro ressaltou a importância das Normas de Auditoria Governamental (NAGs), apontando para o momento mundial de convergência na contabilidade pública.

“Este curso é de máxima importância porque resgata conceitos e renova experiências. É sempre bom estar entre colegas auditores, que conhecem o processo, e também aproveitar o conhecimento de um especialista indicado pelo Banco Interamericano, que traz uma visão diferente. É muito importante participar de uma iniciativa como essa, capitaneada pelo Ceice e respaldada pelo presidente Zilton Rocha”, pontuou o vice-presidente do TCE.

O curso direcionou o foco para a norma de documentação na auditoria. O consultor José Pellegrini lembra que o trabalho dos auditores só pode ser realizado sob um conjunto de normas. Neste contexto, ressaltou que o Brasil passa por uma fase de convergência das normas de contabilidade e auditoria praticadas em todo o mundo.

“Eu trouxe a mensagem da convergência para que o corpo técnico possa ir se antecipando e fazendo um estudo nessas normas. Todo o ofício do auditor constitui prova de seu trabalho, das constatações e do relatório que ele finalmente emitiu. Os papéis de trabalho dão esse fundamento para comprovar que a auditoria foi executada segundo um conjunto de normas”, concluiu José Pellegrini.

DEPOIMENTOS

“O curso é importante para a nossa atualização e reciclagem. É bom termos aqui um auditor com experiência na iniciativa pública e privada, com conhecimento em auditoria governamental”

Paulo Henrique Matias dos Santos, analista de Controle Externo

“O curso dissemina a importância do uso de normas e faz com que o trabalho seja feito por toda a Casa no mesmo padrão. Neste curso, percebemos que o trabalho feito por nós e por outros tribunais deve ser feito na mesma sintonia”

Osvaldo do Rosário do Vale, agente de Controle Externo

“O curso faz com que o auditor tenha certeza do que ele realmente deve fazer para alcançar o resultado necessário. Este trabalho mostra a diretriz correta para fazer o trabalho”

Almir de Freitas Vasconcelos, auditor de Controle Externo

“O curso tem importância na atualização do conhecimento. Sempre aparecem informações novas e um curso de aperfeiçoamento é sempre bem-vindo”

Antônio José dos Santos Nunes, agente de Controle Externo

Leave a Reply