Curso do TCE-RS e Abraji reúne jornalistas e estudantes na capital

A primeira edição do curso “Controle em Pauta”, promovido pelo Tribunal de Contas (TCE-RS) e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) reuniu 25 jornalistas e estudantes de Jornalismo da capital e do interior do Estado na manhã desta segunda-feira (22).

Para a diretora da Abraji, Luciana Kraemer, o curso irá capacitar e estimular estudantes e jornalistas a atuarem de maneira mais efetiva como fiscalizadores da gestão pública. “Há uma necessidade de se obter informações ligadas à Lei de Acesso à Informação (LAI) e de dados públicos e também de se compreender as técnicas do jornalismo.”, disse.

No encerramento do primeiro módulo do curso, o presidente do TCE-RS destacou que a instituição concentra diversas informações de interesse da imprensa e da sociedade.  “Reduzimos, recentemente, as etapas para acessar as informações por meio da LAI. Hoje, os processos que receberam os esclarecimentos do gestor já estão à disposição dos interessados”, afirmou.

A aluna do oitavo semestre do curso de Jornalismo da Universidade Regional do Noroeste do RS (Unijuí), Luana Oliveira da Costa, inscreveu-se no curso com objetivo de conhecer os mecanismos de acesso a dados e aperfeiçoar seus conhecimentos acadêmicos. “É uma oportunidade para aprendermos técnicas de apuração diferenciadas”, ressaltou.

O jornalista e repórter do Grupo RBS, Matheus Ferraz, destaca que a atividade estimula e qualifica os profissionais a buscarem informações. “A sociedade precisa ser estimulada a participar do processo de controle social. Para isso, é necessário oferecer os mecanismos para que ela possa exercer esse controle de forma eficaz”, disse.

A atividade, que acontece até o dia 26 de abril, na sede do TCE-RS, tem a metodologia centrada na difusão de informações técnicas ligadas ao exercício da fiscalização dos gastos públicos e de bancos de dados disponibilizados digitalmente no portal do Tribunal. A programação é composta por painéis que abordam o contexto contemporâneo do jornalismo investigativo, o papel do Tribunal de Contas, a Lei de Acesso à Informação, os dados disponíveis no site da Corte e o trabalho do Ministério Público de Contas.

Participam profissionais do Grupo RBS, Correio do Povo, Rádio Guaíba, Jornal Panorama e A Gazeta de Bento Gonçalves, além de estudantes da Ulbra, UFRGS, Unisinos e Unijuí. O TCE-RS e a Abraji devem lançar a segunda edição do curso entre os meses de outubro e novembro.

 Fonte: Assessoria de Comunicação Social TCE-PR (Priscila Oliveira)

Leave a Reply