Desenvolvimento da cidadania e responsabilidade social são focos do Programa Agente de Controle do TCE-CE

liceu“Caprichem, crianças. Acho que esse ano o prêmio vem para o Liceu! Quero ver um dos nossos alunos lá, recebendo o prêmio”, incentivou o Diretor do Colégio Estadual Liceu do Maracanaú, Plácido Cavalcante. Foi com esse entusiasmo que a escola recebeu a notícia do concurso Prêmio de Redações Ministro Plácido Castelo, anunciado pela equipe do Programa Agente de Controle. Destinado aos alunos do Ensino Médio. Prêmio de Redações tem como tema A educação ambiental para a vida em sociedade, considerado bastante atual e relevante pelo Diretor do Liceu, Plácido Cavalcante.

O estímulo vai além de premiações. A intenção do programa é aproximar a sociedade do trabalho do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), mostrar que as funções realizadas oficialmente pela Corte de Contas podem e devem ser feitas pela própria sociedade. “Acho interessante divulgar o trabalho dos órgãos públicos nas escolas. No caso do Agente de Controle, a gente vê que gera mais cidadania”, afirma Plácido Cavalcante.

Responsabilidade social, construção de um Ceará melhor para todos e um aprendizado que vai além dos limites das disciplinas escolares. É assim que o Programa, idealizado pelo TCE em conjunto com o Instituto Plácido Castelo (IPC), transforma suas visitas em experiências inesquecíveis. Na quarta-feira (31/10), o Liceu do Maracanaú foi agendado para receber os integrantes Tribunal e do IPC.

“Quando o TCE entrou em contato com a gente, aceitamos a visita na hora. Queremos fornecer uma educação mais ampla. Era isso que faltava para despertar o conhecimento e o senso de responsabilidade nos nossos alunos”, afirmou Plácido.

A palestra começou às 16h e contou com participação de 120 adolescentes, entre o 1º e o 2º ano do Ensino Médio. A tarde foi agitada, principalmente pela presença dos dois analistas de controle externo do TCE, Felipe Koury, assessor do Gabinete da Presidência, e Henrique Bezerra Cardoso, da 12ª Inspetoria de Controle Externo (ICE). Os convidados tiraram as dúvidas que surgiam durante a explicação de Pedro Henrique Camelo, assessor do IPC.

Para despertar o interesse do público, todos participaram de uma dinâmica de grupo, quando houve distribuição de brindes e prêmios por participação. O assunto foi introduzido por um vídeo de gibi animado. E a terceira etapa, que é a palestra, foi proferida, por Pedro Henrique. A presença dos analistas foi uma surpresa para os alunos. Segundo o assessor do IPC, esta é uma espécie de preparação para que, no futuro, os servidores convidados possam, eles mesmos, ministrar a palestra.

“A gente faz essa preparação com os futuros palestrantes do programa. Devemos ter cuidado com o vocabulário técnico demais. É preciso estar atento para que, ao citar um termo utilizado por nós no nosso ambiente de trabalho, possamos traduzir para os alunos, de maneira que eles entendam e absorvam o que queremos dizer”, explica Pedro Henrique.

O que poderia ser mais uma palestra distante dos alunos acabou se transformando em um festival de perguntas. Todos queriam participar, tirar dúvidas e aprender. A receptividade foi excelente. Um dos mais animados com a visita foi o aluno do 2º ano, Raul de Souza, que além de perguntar, mostrou que tinha aprendido muito na palestra ao responder algumas questões colocadas durante a apresentação. “Foi muito instrutivo. Eu não conhecia o TCE, e agora já sei como denunciar ou participar de uma fiscalização”, comentou.

A curiosidade maior era saber como identificar situações irregulares e, quando encontradas, como denunciar. Alguns também queriam saber quais os focos de maior desvio do dinheiro público e o que acontecia aos responsáveis pelo crime. A participação foi enriquecedora para a palestra. “Foi eficiente e bastante educativa. Coisas que a gente só vê no papel, conseguimos entender melhor com os exemplos dados pelos analistas”, comentou o aluno do segundo ano, Isaac Bruno dos Santos.

Débora Maciel também cursa o 2º ano, no Liceu. Um pouco mais tímida que Raul e Isaac, ela considerou a palestra bastante interessante. Para a aluna, foi um aprendizado diferente. Matheus Rodrigues é da mesma sala de Débora, e também ficou animado. “A palestra foi muito legal, nós vimos coisas diferentes”, comentou.

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