Palestra do vice-presidente do TCE-BA marca conclusão de curso de Gestão Pública

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Inaldo da Paixão Araújo, proferiu, dia 4.12, a palestra “A importância do controle para a gestão pública eficaz”, que marcou o encerramento do curso de pós-graduação em Gestão Pública, ministrado pela Unijorge a servidores de órgãos e entidades da Prefeitura Municipal de Salvador.

A apresentação faz parte do projeto de aproximação do TCE com as universidades, que tem como principais objetivos o intercâmbio de conhecimentos com a academia e mostrar a importância do Controle Externo para a sociedade. A apresentação contou ainda com a presença do diretor do Ceice, José Luís Galvão Pinto Bonfim, e do gestor da pós-graduação da UniJorge, Maurício Barbosa.

Ao dar início à palestra, o conselheiro Inaldo Araújo convidou os concluintes do curso a uma reflexão: “Enquanto profissional da área de Ciências Contábeis, eu não posso aceitar que o sonho de um contabilista seja apenas reduzir a carga tributária. A profissão engloba aspectos muito mais importantes. Hoje, a grande questão é saber o que é feito com os recursos que a sociedade paga. E para se ter uma visão justa e clara desse processo, temos de recorrer ao controle”.

Dando sequência à apresentação, o vice-presidente do TCE lançou a pergunta: “Qual a missão do Brasil?”. Como trilha de resposta, escolheu, entre inúmeros parágrafos da Carta Magna, o Inciso 3º do Artigo 3º: “Erradicar a pobreza e reduzir a desigualdade”. E convocou os gestores ou aspirantes a uma nova reflexão: “Como nós, gestores públicos, podemos fazer para atingir esses objetivos? A minha ação, como servidor público, deve estar voltada sempre para a melhoria da qualidade de vida da população. Isto deve estar na mente dos gestores”.

Em um segundo bloco, o conselheiro Inaldo Araújo deu enfoque mais técnico à explanação, abordando temas como convergência na contabilidade pública, Auditoria Operacional e Normas de Auditoria Governamental. Neste último assunto, o mestre em contabilidade distribuiu o livro com as NAGs – editado pelo Instituto Rui Barbosa – e o encarte institucional do TCE com mapa do Centro Administrativo da Bahia. Para finalizar, citou a seguinte mensagem: “O controle externo mais preparado dá condições de responder sobre o que foi feito com os recursos da sociedade”.No final do evento, os concluintes receberam o certificado do curso de Gestão Pública.

DEPOIMENTOS

“O princípio maior da educação continuada é sempre se qualificar e aprender. A apresentação do conselheiro Inaldo trouxe não apenas a visão do auditor, mas também uma orientação do que representa o Tribunal de Contas do Estado. Hoje, os gestores públicos têm de trabalhar alinhados com os controles interno e externo. A palestra foi muito feliz porque o público é de gestores e futuros gestores”.
Maurício Barbosa – gestor da pós-graduação da UniJorge

“Após assistirmos a esta palestra muito esclarecedora do professor Inaldo Araújo, nós percebemos que, sem uma gestão de recursos públicos, não conseguimos atender a sociedade. É preciso saber o que a sociedade precisa e oferecer a ela o melhor trabalho que pudermos”.
Giana Britto Seixas Pereira, coordenadora técnica do curso de Gestão Pública da UniJorge

“A palestra foi muito esclarecedora, e o curso fechou com chave de ouro. O conselheiro Inaldo trouxe novas informações e isso foi muito importante porque não conhecíamos de perto a realidade do Tribunal de Contas do Estado”.
Márcia Hage do Carmo – concluinte do curso de Gestão Pública

“Na verdade, esse tipo de explanação é muito importante pela proximidade da ação do TCE em direção à sociedade, que tem de conhecer as reais funções dos órgãos de controle. É de suma importância que os órgãos de controle mantenham uma ação para mostrar o que fazem. Isso colabora com o refinamento do controle social”.
Paulo Marcos Santiago Bastos – concluinte do curso de Gestão Pública

Leave a Reply