Desterro participa de encontro entre Tribunais do Brasil e Argentina

Diretor de Controle Externo da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil e membro da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur), o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, participa de reunião da Asur, desde o início da semana, no TCE do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O objetivo do evento, que termina nesta quarta-feira (1/8), é debater questões ligadas à auditoria operacional, responsabilidade social e administração orçamentária e financeira, proporcionando uma aproximação entre as instituições.

No encontro, ficou decidido, segundo o conselheiro Érico Desterro, que haverá um programa de qualificação dos tribunais e seus servidores, que começará no próximo dia 21 de agosto. O primeiro módulo será de Responsabilidad Social y Etica em El Serviço Publico, cuja transmissão acontecerá, via web, a partir de Buenos Aires.

Os conselheiros presentes no evento também aprovaram proposta de análise comparada dos modelos de Controles do Brasil e Argentina. Pelo Brasil, na comissão de trabalho, ficaram responsáveis os conselheiros Érico Desterro e Sebastião Helvécio, de Minas Gerais.

Participam da reunião o presidente da Asur e do Tribunal de Contas da Província de Córdoba, Eduardo César Barrionuevo; o secretário-executivo da Asur, Gonzalo Alberto Bustamante; o conselheiro do TCE de Minas Gerais (Sebastião Helvécio); de Santa Catarina (Wilson Rogério Wan-Dall), de Rondônia (José Gomes de Melo), além dos conselheiros do TCE-RS Algir Lorenzon, Iradir Pietroski, Estilac Xavier e Pedro Figueiredo e representantes do Instituto Rui Barbosa e do Secretariado Permanente de Tribunales de Cuentas, Órganos y Organismos Públicos de Control Externo de la República Argentina.

Texto: Elvis Chaves – Fotos: Divulgação

Leave a Reply