Novo Conselheiro do TCE-MG, Doutor Viana, toma posse nesta quarta-feira

http://www.tce.mg.gov.br/IMG/Dep_Dr_Viana.jpgO novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Doutor José Alves Viana, toma posse na quarta feira, dia 1º de agosto, às 17h30, em sessão solene no Auditório Vivaldi Moreira do TCEMG, à Av. Raja Gabaglia, 1315. Ele foi o escolhido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais e nomeado pelo Governador Antonio Anastasia para assumir a vaga do ex-conselheiro Antônio Carlos Andrada, que renunciou ao cargo no último dia 16 de maio. Durante a cerimônia de posse, Doutor Viana será homenageado com o Colar do Mérito da Corte 200de Contas “José Maria de Alkmim”.

Vida Profissional e Política

Doutor Viana nasceu em Água Branca, Alagoas, em 10 de abril de 1949, mas chegou ainda jovem à cidade mineira de Curvelo, onde estudou na Escola Bolivar de Freitas. Em Montes Claros, cursou e formou-se com distinção, em 1975, no curso de Medicina e deu aulas de Biologia no Colégio Imaculada Conceição. Logo após, mudou-se para Nova Lima e trabalhou como pediatra e anestesiologista durante três anos na cidade e também em Belo Horizonte. Em 1978, retornou ao município de Curvelo, onde trabalhou nos Hospitais Santo Antônio e Imaculada Conceição.

A carreira política começou em 1982, quando Doutor Viana candidatou-se a vereador e obteve a maior votação proporcional de um vereador no município de Curvelo até aquela data. De 1983 a 1985, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Curvelo e, em 1988, foi eleito prefeito de Curvelo, cargo que ocupou até 1992.

Em 1991, presidiu a Associação dos Municípios do Médio Rio das Velhas –Amev e em 1998 elegeu-se deputado estadual, ingressando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 1º de fevereiro de 1999, onde cumpriu quatro mandatos, ocupou o cargo de primeiro vice-presidente, de 1º de fevereiro de 2007 até 1º de janeiro de 2011, e de Presidente até 31 de janeiro de 2011.

Ainda na ALMG, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Financeiro (2001), das Comissões de Política Agropecuária e Agroindustrial (2003-2004), de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia (2005-2006) e de Ética e Decoro Parlamentar (2012). A atuação política de Doutor Viana está direcionada principalmente à apresentação de projetos em defesa da saúde, do funcionalismo público, do consumidor, do desenvolvimento do esporte e de uma educação de qualidade, do turismo e da agropecuária, entre outros.

Principais homenagens recebidas

Medalha da Inconfidência, Medalha Ordem do Mérito Legislativo Municipal no Grau Grande Mestre, Título de Cidadão Curvelano, Medalha da Polícia Civil (Acadepol), Medalha Santos Dumont, Medalha da PMMG, Troféu Carlos Drummond de Andrade, muitas placas e diplomas de reconhecimento e agradecimento pelo seu trabalho de médico e homem público, além de títulos de cidadania honorária em diversos municípios de Minas Gerais, Méritos da Saúde 2008/2009, Medalha de Honra do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais, Certificado de Opinião Pública pela atuação no desenvolvimento de medicina na cidade de São José da Lagoa, Posse da Cadeira nº 11 cujo patrono é o beletrista Francisco de Assis na Academia Curvelana de Letras, Certificado de Reconhecimento de Participação Efetiva no Centro Social Sopro da Vida,Certificado de Consagração Pública sendo destaque do ano de 1996 na atividade de médico pediatra, Certificado de Mérito Social e Educativo em nome da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor de Minas Gerais, Certificado de Amigo do Rotary no ano 2001/2002, Medalha da Inconfidência no 1952, Medalha da ordem do Mérito Legislativo no ano de 1990.

Leave a Reply