Doutora em Informática da Unirio analisa modelo de transparência do TCE-SE

A Coordenadoria de Informática do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), recebeu nesta quinta-feira, 07, a professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Cláudia Cappelli, doutora em Ciências – Informática.
A visita teve o objetivo de apresentar ao Tribunal a palestra que será ministrada pela professora na sexta, dia 08, no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Itabaiana. Cláudia irá falar sobre ‘Modelo de maturidade e transparência organizacional’, temática que envolve questões a respeito da aplicação Lei de Acesso à Informação e como essa lei deve ser posta em prática para se tornar acessível à população.
Além disso, a professora analisou o modelo de transparência do Tribunal e evidenciou seus pontos fortes e fracos junto à equipe de Informática da Casa. “O TCE conta com uma boa aplicação da lei, já possui prática de transparência, estamos analisando essas práticas existentes e buscando formas de melhorá-las”, disse.
De acordo com a professora, que possui vasta experiência em Sistema de Informação, inclusive com participação em congressos fora do país, “não adianta passar simplesmente a informação, temos que torná-la acessível. A maioria dos órgãos públicos ainda encontra dificuldade em interpretar essa lei; a Unirio está construindo um projeto em que buscamos explicá-la de forma simplificada e padronizada”.
A reunião e análise do modelo de transparência do TCE trouxe grandes vantagens, de acordo com Sérgio Augusto, analista de Controle Externo: “O melhor aproveitamento dessa visita é a avaliação do nosso Portal por uma profissional qualificada para analisar se ele está atendendo aos anseios da sociedade”.

Leave a Reply