Duzentos e trinta e nove sites de instituições públicas brasileiras receberam o Selo Diamante de Transparência Pública por atingirem a pontuação mais alta entre os quase oito mil portais analisados em todo o país. A certificação é concedida pelo Radar Nacional da Transparência e é entregue pelos Tribunais de Contas aos sites que ultrapassam 90% dos critérios indicados na metodologia do estudo, que inclui garantir informações completas e acessíveis, como dados financeiros e uma página direcionada ao cidadão.
Além disso, 492 sites conquistaram o Selo Ouro e 572 o Selo Prata. Os resultados fazem parte da segunda edição do Programa Nacional de Transparência Pública que apontou que o índice médio dos portais públicos no Brasil é de 57,92%, considerado intermediário. O Radar permite a consulta dos critérios atendidos em cada região.
O projeto nasceu a partir da colaboração entre Atricon, Tribunais de Contas brasileiros, Instituto Rui Barbosa, Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios e Conselho Nacional de Controle Interno. Para acessar o portal com informações detalhadas de cada região do país, basta procurar por Radar Nacional de Transparência Pública em seu buscador na internet.
Escute o boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.
Acompanhe a Atricon
Site: www.atricon.org.br/
Instagram: www.instagram.com/atricon_oficial/
Twitter: www.twitter.com/atricon
Linkedin: www.linkedin.com/atricon-oficial/
Flickr: www.flickr.com/photos/atricon/albums