EAD do TCE-MT aborda "Governança Pública para o Desenvolvimento Nacional Sustentável

A 53ª palestra do Ensino a Distância (EAD) do Tribunal de Contas de Mato Grosso será ministrada pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Cláudio Silva da Cruz, com o tema: “Governança Pública para o Desenvolvimento Nacional Sustentável”. O evento ocorre nesta quinta-feira (04/09), às 14h30 e será realizado no auditório da Escola Superior do Tribunal de Contas e transmitida ao vivo pelo Portal do TCE-MT.
Com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho da administração pública, a proposta do EAD do TCE-MT é oferecer alternativas aos gestores públicos e gerar conhecimento também à sociedade civil. Todas as edições do EAD podem ser assistidas presencialmente, no auditório da Escola Superior de Contas, e também ao vivo do Portal do TCE-MT, onde posteriormente ficam disponíveis para visualização. Desde o seu início, em 2012, as palestras técnicas do EAD já tiveram mais de 15 mil acessos.
PERFIL
Cláudio Silva da Cruz é auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), tendo atuado como Chefe de Segurança da Informação (1996/1997), Diretor de Produção (1998) e Secretário de Tecnologia da Informação (2001/2006). Atua hoje na assessoria da Coordenação de Controle Externo dos Serviços Essenciais ao Estado (Coestado), do TCU e é Vice-Presidente da ISACA em Brasília.
É professor do curso de pós-graduação em Governança de TI da Universidade de Brasília (UnB), tendo atuado também pela FGV, UniDF e Fundação Universa/UCB. É graduado em Agronomia (1989, UnB), especializado Análise de Sistemas (ENAP, 1990), Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (UCB, 2001) e Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inteligência Empresarial (PUC/PR, 2003). É Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (UCB, 2008), com ênfase em Contratações de Serviços de TI no setor público.

ASSISTA AS PALESTRAS REALIZADAS PELO PROJETO EAD DO TCE-MT
O projeto de Educação a Distância Tribunal de Contas de Mato Grosso teve início em 2012, sendo um dos itens que compõem o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). Desde então, foram realizadas 52 palestras técnicas sobre os temas mais relevantes para a administração pública e também para a sociedade. Os vídeos das palestras podem ser encontrados pelo link: http://ead.tce.mt.gov.br
A aula magna que deu início às atividades foi ministrada pelo ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamim Zymler que falou sobre as questões legais acerca do Regime Diferenciado de Contratações (RDC).
Os ministros do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e Carlos Ayres Britto (aposentado), ministraram palestras, respectivamente sobre “Os Princípios Constitucionais da Administração Pública” e “Regime Constitucional dos Tribunais de Contas”.
O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, Marcos Henrique Machado, ministrou três edições do EAD, com temas: Judicialização das Políticas Públicas, Direito Administrativo – Origem e Perspectiva no Século XXI e Proteção Social no Estado Brasileiro.
A bem sucedida experiência de implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no município de Colíder foi tema da palestra ministrada pelo ex-prefeito do município, Celso Paulo Banazeski.
O senador Pedro Taques participou de uma das edições do Projeto, onde falou a respeito do “Papel do Estado, seus desafios e a necessidade de novo pacto federativo e marcos regulatórios para um novo Estado de Mato Grosso”.
A relevância dos Tribunais de Contas e a Lei da Ficha Limpa foi tema abordado pelo juiz Federal, Julier Sebastião da Silva.
O EAD também contemplou assuntos que atendem a demandas sociais, como foi o caso da palestra da professora, Ana Emília Iponema Brasil Sotero que falou sobre “Violência de Gênero e a Lei Maria da Penha”. A especialista em Direito Digital, Patricia Peck ministrou a palestra “Segurança da Informação – Como se Proteger na Era das Redes Sociais”.