Eleição definida. Otávio Lessa será o novo presidente do TCE-AL

Conselheiros Otávio Lessa e Rosa Albuquerque

O conselheiro Otávio Lessa será o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, no biênio 2019-2020. Ele foi eleito por unanimidade em sessão realizada na manhã desta quinta-feira (27), convocada especialmente para a consolidação da eleição do TCE. Logo no início da sessão, a conselheira Rosa Albuquerque, que também havia registrado candidatura ao cargo, retirou seu nome da disputa, em nome do consenso, e, ao final, foi aclamada vice-presidente.

O consenso se estabeleceu, também, em relação aos demais cargos. Candidatos únicos desde o registro de chapa, a conselheira Maria Cleide Beserra e o conselheiro Rodrigo Siqueira foram eleitos, respectivamente para os cargos de corregedor e o ouvidor geral, também por unanimidade.

Na eleição para a Escola de Contas, que havia registrado duas candidaturas, o conselheiro Fernando Toledo também retirou seu nome da disputa e o conselheiro Anselmo Brito foi eleito para o cargo, com os seis votos do Pleno.

Declarado eleito, Otávio agradeceu a todos os conselheiros pela confiança, e em especial à presidente Rosa Albuquerque, por retirado a sua candidatura em nome do consenso, “num entendimento de que o Tribunal de Contas é maior do que todos nós”. Otávio prometeu agir buscando cada vez mais a união de todos, e destacou que o TCE deve estar afinado com a exigência crescente da sociedade em relação à sua performance e à necessidade de evoluir sempre, buscando, cada um nas suas funções, engrandecer a instituição.

Encerrando a sessão, a presidente Rosa Albuquerque desejou êxito ao seu sucessor e, relembrando as palavras de seu discurso de posse, quando prometeu deixar para sociedade, para os servidores e para todos os que integram o Conselho de Contas, um Tribunal melhor, mais organizado administrativamente e mais estruturado para os desafios de sua missão de exercer o controle externo das contas públicas, se declarou feliz com o resultado do seu trabalho.

“Tenho a grata satisfação de ter observado essas palavras durante todo o meu desempenho na presidência, e saio muito feliz e agradecida a Deus, com a plena consciência de que fiz o meu melhor para termos um Tribunal de Contas melhor”. E seguiu, agradecendo a todos que estiveram ao seu lado. “Todos foram muito importantes. E quando me refiro ao que fiz, logo me corrijo, para dizer ‘o que nós fizemos’, porque tudo o que conseguimos, foi o trabalho de uma equipe que se dedicou, se debruçou, que fez o melhor que pode”.

Por fim, fez a saudação ao presidente eleito, desejando sucesso em sua missão: “Parabéns, conselheiro Otávio, você está no lugar que deve estar, no momento certo de estar. Que Deus o abençoe para que o seu novo momento seja de êxito”.

ASCOM TCE-AL