TCE-PB e OAB compartilham esforços em favor da cidadania e do controle social

O Espaço Cidadania Digital, iniciativa do Tribunal de Contas da Paraíba, deu mais um passo para a consolidação dos esforços em favor do controle social dos atos e gastos públicos. Representações da ordem dos Advogados do Brasil ali estiveram, na noite da quinta-feira (20), para o que foi descrito como “o primeiro coworking público deste gênero, no País”. Trata-se de modelo de trabalho baseado no compartilhamento de ambientes, equipes e experimentos.

Os participantes do encontro, em meio aos quais especialistas em criptomoeda, tiveram, também ali, a oportunidade de expor o projeto “OAB Talk”, polo de discussão de questões relacionadas à tecnologia digital, à informação, ao empreendedorismo e suas correlações com o Direito atual. Temas como Direito Administrativo e Advocacia 4.0 compuseram o temário.

A ideia, agora, é a união de iniciativas em favor da cidadania e do aprimoramento dos serviços públicos, propósito para o qual tem larga contribuição um Tribunal de Contas já conhecido pela posição de destaque no sistema de controle externo brasileiro e por seu protagonismo no uso da tecnologia de ponta. Fomentar a cultura digital na Paraíba e trazer a ciência para dentro de casa foram, então, as palavras de ordem.

TEMAS – Todos foram saudados pelo presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes, de quem também ouviram palestra sobre “Empreendedorismo Digital no Poder Público”.

Ainda falaram, na ocasião, o coordenador do Espaço Cidadania Digital André Agra (sobre Cidade Inteligente), o professor da UEPB Cláudio Killa (Soluções Abruptivas para o Ensino Superior de Direito), a advogada Juliana Nóbrega (Jurimetria), a procuradora Gisely Sousa (A Criação de uma Cultura de Integridade) e o professor do Unipê Gustavo Rabay (Contrato Inteligente).

O consultor Rodrigo Veríssimo, nome de expressão nacional, tratou do tema “Advocabilidade”. Em meio à plateia, de elevada qualificação, estiveram, ainda, os procuradores de contas junto ao TCE Bradson Tibério Luna Camelo e Sheyla Barreto Braga de Queiroz.

O Espaço Cidadania Digital, instalado no Centro Cultural Ariano Suassuna, organismo do TCE, foi formalmente inaugurado pelo presidente André Carlo, no último dia 13, acontecimento que atraiu grande público, em meio ao qual expressões dos mundos jurídico e cultural, gestores estaduais e municipais, procuradores, advogados, estudantes, membros e servidores do TCE.

Já definido como “um laboratório de criatividade”, este é um ambiente com capacidade para 30 estações de trabalho (mesas com computadores), tela, poltronas e equipamento destinado à projeção de vídeos, peças e painéis eletrônicos. O projeto envolve alunos de Informática e Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) na avaliação e desenvolvimento de ideias e experimentos a serviço do controle social.

Ascom/TCE-PB