Durante as atividades do XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas, que integrou a programação do primeiro dia do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), em Fortaleza (CE), cerca de 200 pessoas debateram sobre liderança nas Cortes de Contas a partir de engajamento de membros e servidores, com exposição de boas práticas e palestras.
Entre as ferramentas de engajamento, a jornalista Juliana Karam, mestre em Neurocomunicação pela Escola Universitas, da Espanha, apresentadora de TV, locutora e mestre de cerimônias, trouxe a importância da comunicação enquanto habilidade para os líderes. De acordo com ela, “grandes líderes precisam dominar a arte de se comunicar, pois a habilidade de transmitir ideias de forma clara e empática é fundamental para o sucesso de uma equipe. Líderes que se comunicam bem são capazes de inspirar e motivar seus colaboradores, além de resolver conflitos e tomar decisões”.
A atividade teve abordagem técnica, com conceitos que conectam empatia, engajamento e introdução à comunicação não violenta, e dinâmicas que permitiram aos participantes vivenciarem os ensinamentos sobre os processos de comunicação.
Juliana destacou como ponto principal nas configurações comunicacionais atuais a necessidade de perceber o outro, focar no então chamado receptor, além da criação da cultura do feedback dentro das organizações com transparência, garantia na clareza de metas e competências essenciais nas relações.
A diretora de Recursos Humanos do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), Andréa Pessoa, disse que a palestra contribuiu para o aperfeiçoamento na área de gestão de pessoas com matérias construtivas em referências para o engajamento das equipes. No mesmo sentido, o servidor do TCE-CE Fabiano Cunha destacou a importância de dar feedback usando uma comunicação não violenta a fim de que haja uma harmonia entre o líder e os liderados.
“Vocês enquanto líderes são peças fundamentais para serem transformadores e perceberem o outro. As conexões reais acontecem de ser humano para ser humano e não de chefe para subordinado”, comentou a palestrante. “A comunicação cria pontes e pode realmente levar a cabo ferramentas importantes para a transformação cultural que queremos”, concluiu Juliana.
O Congresso
O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.
Acompanhe a cobertura completa e apresentações dos painelistas no site da Atricon. As fotos estarão disponíveis no Flickr. A programação pode ser acessada diretamente no site do Congresso e contará com palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.
O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae, da Água Mineral Natural Indaiá, do Banco do Nordeste e do Governo Federal.
O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).
Texto: Marcelo Oliveira
Edição: Vinicius Appel
Foto: Ribamar Neto