Entre comemorações e reflexões: O aniversário do Bicentenário da Constituição Federal

Celebrar o aniversário da primeira Constituição da República Federal do Brasil é mergulhar nas raízes da nossa democracia e reconhecer o marco inicial de uma jornada em busca de justiça, igualdade e liberdade. A promulgação da primeira Carta Magna não foi apenas um ato político, mas o início de um compromisso contínuo com a construção de uma nação soberana, regida por leis que aspiram proteger e garantir os direitos de todos os cidadãos.

Este documento histórico, embora fruto de seu tempo e marcado por limitações e exclusões, lançou as bases para o desenvolvimento político e social do Brasil. Ele estabeleceu a separação dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário, uma novidade naquela época, e introduziu conceitos fundamentais que continuam a influenciar as sucessivas constituições até os dias de hoje.

Ao comemorarmos este aniversário, é fundamental refletirmos sobre a evolução da cidadania e dos direitos humanos desde então. Cada revisão constitucional, cada emenda, cada debate em torno da nossa Carta Magna é um testemunho do nosso crescimento enquanto sociedade que busca incessantemente aprimorar-se, corrigir injustiças e ampliar a inclusão de todos em seu tecido social.

No entanto, a Constituição é mais do que um conjunto de leis; é um símbolo vivo da nossa identidade nacional e dos valores que escolhemos defender. Ela nos lembra da responsabilidade compartilhada de proteger e nutrir a democracia, de participar ativamente na vida política e de zelar pelo respeito e pela dignidade humana.

Neste aniversário da Constituição da República, a Atricon convida a todos para uma reflexão profunda sobre o papel que cada um de nós desempenha na construção contínua de um Brasil mais justo e igualitário. Que possamos olhar para trás, não apenas para celebrar os avanços alcançados, mas também para aprender com os erros do passado. E que, olhando para o futuro, reafirmemos nosso compromisso com os princípios e ideais constitucionais, inspirando-nos a trabalhar juntos por um país onde a liberdade, a justiça e a solidariedade sejam realidades para todos.

Assim, que este dia sirva como um lembrete da nossa missão coletiva de honrar e perpetuar os valores inscritos na nossa Carta Magna, garantindo que ela continue a ser a bússola que nos guia em direção a um futuro mais promissor para cada um de nós brasileiros.

Edilson Silva – Presidente da Atricon