Equipe da Atricon elabora plano de ação para avaliar qualidade e agilidade dos TCs

Uma equipe composta por integrantes dos Tribunais de Contas do Piauí, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Bahia participou, de 5 a 7.11, na sede do TCE-BA, de uma reunião na qual se discutiram detalhes da elaboração do plano de ação para a segunda etapa do projeto Qualidade e Agilidade do Controle Externo. Participaram do encontro o conselheiro substituto do TCE-PI Jaylson Campelo, coordenador do projeto; Maria Salete Silva Oliveira (TCE-BA), Gislaine Fernandes (TCE-MG), Luís Genédio Mendes Jorge (TC-DF) e Rômulo Lins (TCE-PE).
O projeto tem como objetivo criar um roteiro de avaliação da qualidade da estrutura, dos processos de trabalho e dos serviços prestados pelos Tribunais de Contas, utilizando como modelo de referência as boas práticas e padrões internacionais de auditoria e os parâmetros de qualidade fixados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon.
De acordo com o conselheiro substituto Jaylson Campelo, o projeto visa estabelecer parâmetros para a construção de um sistema de Controle Externo no Brasil. “A Atricon está desenvolvendo uma ferramenta denominada QATC, que visa dar mais qualidade e agilidade aos Tribunais de Contas. Essa ferramenta aborda vários aspectos dos Tribunais, passando pelo Planejamento Estratégico, Corregedoria, Ouvidoria, normais de auditorias governamentais, enfim, toda a estrutura dos Tribunais, incluindo a área de pessoal e tecnologia da informação. Trabalhamos para que os Tribunais de Contas se aproximem mais desse modelo que está sendo desenhado e, com isso, preste melhores serviços à sociedade”, disse o conselheiro.
Na avaliação da servidora Maria Salete Silva Oliveira, o fato de a Corte de Contas baiana integrar o projeto é um privilégio. “É uma oportunidade ímpar para o Tribunal de Contas da Bahia participar do projeto Qualidade e Agilidade do Controle Externo. O conselheiro presidente, Inaldo Araújo, autorizou a implantação em 2015. O TCE-BA será um dos pioneiros nesta implantação. Nós entendemos que esta ação é uma mudança de postura e de paradigma nos Tribunais de Contas brasileiros. A Bahia se sente muito honrada em participar desta ação”, explicou Maria Salete.