Equipe do TCE-BA faz intercâmbio nas áreas de Auditoria e Contabilidade nos setores público e privado

A convite do Banco Mundial, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia participou do Evento CReCER 2013, nos dias 1º e 2 de agosto, na cidade de Cartagena de Indias, Colômbia. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Bird, BID, Federação Internacional de Contadores (Ifac) e Instituto Nacional de Contadores Públicos da Colômbia, além das seis maiores empresas de auditoria privada mundiais. O objetivo é o intercâmbio de informações entre o setor público e privado na área de Contabilidade e Auditoria, de forma a contribuir para o crescimento econômico da região da América Latina e Caribe.

Estiveram presentes ao evento, dentre outros, os controladores gerais da Colômbia, Peru, Chile, Jamaica, Paraguai e México, o presidente da Olacefs e do TCU, Ministro Augusto Nardes, o ministro do TCU Weder Oliveira, representantes da Intosai, os presidentes do Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público (IPSASB) e da IFAC.

Na oportunidade, foi destacada, no que diz respeito à iniciativa privada, a importância e os desafios da adoção das Normas Internacionais de Contabilidade e das Normas Internacionais de Informação Financeira (NIIFs) e das Normas Internacionais de Auditoria (NIAs), bem como sobre o controle de qualidade dos trabalhos do auditor. Quanto ao setor público, as abordagens foram centradas no Programa 3I – Iniciativa para Implementação das ISSAIS (International Standards of Supreme Audit Institutions) da Intosai, com destaque para os esforços necessários à sua efetivação, a exemplo da criação do Grupo de Trabalho para aplicação das Normas Internacionais de Auditoria da Olacefs – GTANIA, cujo objetivo é elaborar uma proposta de aplicação gradual das ISSAIS nas EFSs membros da Organização, tendo em vista as particularidades institucionais e normativas de cada país.

Também foi apresentado, pela representante da IDI – Iniciativas para Desenvolvimento da INTOSAI, o Marco de Avaliação de Desempenho das EFSs, que consiste em verificar a credibilidade e independência técnicas das EFSs. A participação do TCE-BA no evento reveste-se de importância técnica, haja vista que as informações obtidas permitiram identifcar os esforços e tendências mundiais no campo da auditoria governamental, que servirão de insumos para a elaboração de novas iniciativas com o propósito de agregar valor aos trabalhos auditoriais.

Leave a Reply