Ernesto Tavares Victoria é empossado novo procurador do MPC do TCE-RO

Em sessão solene realizada no dia 30, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Érika Patrícia Saldanha de Oliveira, deu posse ao novo procurador do órgão, Ernesto Tavares Victoria, servidor de carreira do Tribunal de Contas (TCE-RO) aprovado no concurso realizado em 2010, por meio da Fundação Carlos Chagas (FCC).

O auditório do Tribunal de Contas, palco da solenidade, recebeu autoridades e representantes dos Poderes Executivo e Judiciário (TJ), do Ministério Público estadual (MP), da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), militares, além de conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores e servidores da Casa.
Após a formação da mesa, o rito solene teve continuidade com a execução do Hino Nacional, a recepção e condução do novo integrante do MPC, feita pelo procurador Sérgio Ubiratã, seguida do juramento de posse. A seguir, houve a leitura do termo de posse, assinado pelo novo procurador e pela procuradora-geral Érika Saldanha, e a entrega da credencial de procurador do MPC, feita, de forma emocionada, pela mãe do empossado, Joventina Victoria.
As boas-vindas ao novo integrante dos quadros do MPC foram dadas pelo procurador Adilson Moreira, que, em sua fala, destacou, entre outros pontos, a formação familiar do novo procurador, bem como o fato de já pertencer aos quadros do TCE.
“Certamente o Ministério Público de Contas ganha um grande reforço, já que o agora novo procurador de Contas, Ernesto, de notórios conhecimentos, deixa de ser colaborador do nosso ‘Parquet’, assumindo papel de protagonista na difícil, árdua, mas gratificante missão de defender a legalidade e o erário”, diz.
AGRADECIMENTO
Definitivamente empossado, Ernesto Victoria abriu seu discurso agradecendo familiares, amigos, membros do TCE e do MPC, servidores e estagiários da Corte, ressaltando a vitória obtida ao assumir cargo em um órgão tão importante para o controle da administração, como o Ministério Público de Contas. Também falou de sua origem humilde, enfatizando princípios repassados pela família, como amor, carinho, educação e, principalmente, apoio.
A dedicação aos estudos e sua perseverança ante as adversidades também foram enfatizadas por Ernesto, ao relembrar momentos marcantes de sua vida no âmbito acadêmico e profissional, com passagens, entre outros, pela aviação civil e pela unidade rondoniense da rede de ensino LRF, além de aprovação em concursos realizados por diversos órgãos e instituições públicas, até a posse como técnico de Controle Externo do TCE, ocorrida em 2008, e sua consequente lotação como assessor de procurador do MPC, cargo que ocupou por mais de quatro anos.
Finalizando, além de ressaltar o reconhecimento da importância do MPC, Ernesto agradeceu o apoio recebido da procuradora-geral Érika Saldanha e dos colegas com os quais trabalhava no gabinete. “Levarei boas lembranças de todos, para dar continuidade a esse novo desafio em minha vida”, completou.
Com a posse de Ernesto Victoria, o MPC passa a contar com cinco procuradores: além da procuradora-geral Érika Saldanha, integram o órgão os procuradores Yvonete Fontinelle, Sérgio Ubiratã e Adilson Moreira.

Leave a Reply