Escola de Contas do TCE-CE destaca ações desenvolvidas durante o ano de 2013

O Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), divulgou seu Relatório de Gestão referente ao exercício 2013. O IPC tem como objetivo promover o desenvolvimento dos servidores do TCE e de seus jurisdicionados visando ao aperfeiçoamento do controle governamental e da gestão pública. O Relatório de Gestão apresenta as principais realizações e resultados do IPC durante o ano passado.

Encontra-se no Relatório “O Prêmio Construindo a Nação”, uma iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil, recebido pelo IPC devido ao reconhecimento do Programa Agente de Controle, iniciativa do TCE que é referência para Escolas de Contas de todo Brasil. Pelo projeto, o Tribunal vai às escolas públicas e privadas mostrando aos jovens a importância de fiscalizar os gastos públicos. No ano de 2013, foram visitadas 15 escolas e contemplados 2.372 estudantes.

O documento destaca, também, a conclusão das aulas presenciais do Curso de Mestrado em Economia do Setor Público, em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste (Caen), da Universidade Federal do Ceará (UFC). A publicação apresenta o trabalho desenvolvido pelo Programa de Educação a Distância do IPC (e-DUCANDO), realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-IPC), baseado na plataforma computacional Moodle. Foram qualificados 2.455 participantes em nove capacitações no ano de 2013.

O IPC oferece o Programa “Ciclo de Palestras”, com temas de interesse dos servidores do TCE e de órgãos/entidades jurisdicionados. Destacam-se, entre as palestras, “Contas Públicas”, “PEC do Trabalhador Doméstico” e “O código da inteligência – Qualidade de Vida no Século XXI”, ministrada pelo Augusto Cury.

Entre as qualificações de servidores do TCE (modalidade presencial), de jurisdicionados/sociedade (modalidade presencial), capacitações à distância (servidores do TCE/jurisdicionados/sociedade), foram 157 cursos ofertados dando oportunidade a 7.298 pessoas.

O documento foi encaminhado aos Tribunais de Contas do País, bem como às suas respectivas Escolas de Contas, para a Rede de Escolas do Estado do Ceará e está disponível para download no portal institucional do TCE.

Acesse a íntegra do Relatório de Gestão do IPC.

Leave a Reply