Experiências da Escola de Contas do TCE Ceará são apresentadas no XI Educontas

“Percebemos que sempre dá pra fazer algo, mesmo que em meio a tempestade e aos desafios”. A explanação foi da diretora executiva do Instituto Plácido Castelo (IPC), Hilária Barreto, da Escola de Contas e Gestão do TCE Ceará, nesta terça-feira (27/10), durante o segundo dia do XI Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas).

Hilária Barreto (TCE-CE) dividiu, na programação, o Painel 6, junto com representantes de Escolas de Contas de diferentes regiões do país: Fernando Barros (TCE-PR), Samira Saleh (TCM-SP), Marcos Barreto (TCM-SP), Dacicleide Gatinho (TCE-AP) e Flávio Spoto-ISC-TCU.

A Gestora do IPC apresentou as “Experiências no Contexto da Escola Remota Emergencial”, durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus, destacando os mais de 7.600 inscritos nos cursos EaD, cerca de 50 vídeos explicativos, lives, webinares, dicas de leitura, programa TCEduc, programa Agente de Controle, Podcast, dentre outras ações do Instituto Plácido Castelo, que podem ser conferidas nos portais do TCE Ceará e do IPC.

O momento teve a mediação do vice-presidente do TCE Ceará e de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes, que destacou “o caráter essencial que as Escolas de Contas adquiriram nos Tribunais. Não dá pra imaginar o funcionamento das Cortes sem as Escolas, que têm papéis essenciais na formação dos servidores dos Tribunais de Contas e da sociedade. Os jurisdicionados e a sociedade buscam, junto aos Tribunais de Contas, as orientações. Para isso, é fundamental planejamento e governança, para não fragmentar os recursos. Os desafios são enormes, mas o evento é importante para trocar ideias, principalmente nesse período de pandemia, em que as escolas tiveram que demonstrar capacidade de adaptação e disseminação de conhecimento”.

O XI Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas) aconteceu, de forma online, nesta segunda e terça-feira (26 e 27/10), discutindo a temática “Ensino Remoto Emergencial”. O evento é anual e contou com a presença de membros, servidores e jurisdicionados dos Tribunais de Contas do país, bem como da sociedade civil.

O encontro teve como objetivo o fortalecimento de uma rede colaborativa entre os Tribunais de Contas, visando, sobretudo, a troca de experiências entre os órgãos de controle do país sobre planejamento, projetos políticos pedagógicos e a adaptação ao novo contexto da escola remota emergencial.

A iniciativa foi organizada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Goiás (TCE-GO) e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP). A cobertura completa está no Youtube da Escola de Gestão e Contas do TCM-SP.

Veja aqui, a participação do TCE Ceará no XI Educontas.

 

Saiba mais em https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4365-experiencias-da-escola-de-contas-do-tce-ceara-sao-apresentadas-no-xi-educontas