O conselheiro aposentado Humberto Braga, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), morreu nesta sexta-feira (07/12), aos 85 anos. O corpo foi cremado no sábado (08/12), em cerimônia reservada à família. Nomeado para o Tribunal de Contas em 24 de abril de 1969, ocupou a presidência do órgão no biênio 1993-1994. Aposentou-se, em outubro de 1997, após 28 anos. Em 21 de novembro de 2006, foi homenageado pelo TCE com a inauguração do Espaço Cultural Humberto Braga, no edifício-anexo do Tribunal.
Membro da Academia Carioca de Letras, exerceu vários cargos públicos, entre eles secretário de Estado de Planejamento, de Finanças e de Serviços Sociais do antigo Estado da Guanabara, durante o governo de Francisco Negrão de Lima. Médico, psiquiatra e bacharel em direito, Humberto Braga é autor de livros como “Oriente é Vermelho” e “Juízo e Circunstância”. Também foi professor de História do Pensamento Econômico da Faculdade de Economia, e de Psicopatologia da Faculdade de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
No decorrer da sua trajetória pública, foi agraciado com diversas medalhas, inclusive com a da Ordem do Rio Branco, no Grau de Oficial, condecorado pelo presidente da República, em abril de 1998. Humberto Braga nasceu em 9 de outubro de 1927, em Salvador, na Bahia. Foi casado durante 60 anos com Megan De Vincenzi Braga. Tinha dua filhas, Ana Cristina e Ana Cecília, os netos Tatiana, Eduardo e Ana Luiza e o bisneto Theo.