Ferramentas tecnológicas para o controle externo na área ambiental será tema de oficina no VIII ENTC

Estão abertas as inscrições para a oficina “Ferramentas tecnológicas para o controle externo na área ambiental: apresentação dos projetos MapBiomas e Diário do Clima” que será realizada no dia 16 de novembro, às 13h, durante o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VIII ENTC). O encontro é promovido pela Atricon em conjunto com os Tribunais de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), do Estado (TCE-RJ), Instituto Rui Barbosa, Abracom, Audicon e CNPTC, com o apoio do TCE-MT.

A oficina terá a participação de Giulio Carvalho Cavalcante, da Open Knowledge Brasil, que vai apresentar o “Diário do Clima”. O projeto possibilita acesso a informações disponíveis em diários oficiais sobre políticas ambientais nos municípios brasileiros.

Carolina Del Lama Marques e Marcos Reis Rosa apresentarão o Projeto MapBiomas. A rede colaborativa formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia, produz mapeamento anual da cobertura e uso do solo e realiza o monitoramento da superfície de água e cicatrizes de fogo mensalmente com dados a partir de 1985. O MapBiomas também valida e elabora relatórios para cada evento de desmatamento detectado no Brasil, desde janeiro de 2019.

A programação também prevê a apresentação dos protocolos de uso de dados do MapBiomas pelos Tribunais de Contas e os objetivos do acordo de cooperação entre a Atricon, a Transparência Internacional Brasil (TI Brasil) e o Instituto Arapyaú, representando o MapBiomas.

Confira a seguir:

AgendaPalestrante
  13h    Plataforma Diário do Clima   Giulio Carvalho Cavalcante.  
  14h30  Objetivos do acordo de cooperação técnica firmado entre a Atricon, a Transparência Internacional Brasil (TI Brasil) e o Instituto Arapyaú.    Magaly Gonzales de Oliveira e Dário Cardoso.
  14h40    Projeto MapBiomas   Carolina Del Lama Marques e Marcos Reis Rosa.  
  15h20  Perguntas e respostas  
  15h30   Apresentação sobre protocolos de uso de dados ambientais pelos Tribunais de Contas.    Dário Cardoso.  
  15h45  Discussão (perguntas orientadoras)  Dário Cardoso e Amanda Faria Lima.  

O VIII ENTC, que será realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, no Centro de Convenções Windsor Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, terá como tema “Os Tribunais de Contas como indutores da boa gestão e guardiões da democracia”. Para participar das oficinas, os inscritos confirmados precisam reservar a vaga na área restrita do hotsite do evento.

Saiba mais sobre os palestrantes da oficina:

Amanda Faria Lima possui pós-graduação em Gestão Pública pelo Inper. É bacharela em Ciências e Humanidades e Relações Internacionais pela UFABC. Trabalhou na Controladoria-Geral do Município de São Paulo. Integra o Programa de Integridade e Governança Pública da Transparência Internacional Brasil.

Carolina Del Lama Marques é bióloga e consultora de iniciativas de conservação da natureza, com experiência em organizações internacionais na agenda social e ambiental. Atualmente representa a equipe de articulação institucional do Projeto MapBiomas no Brasil. Carolina possui mestrado profissional em Conservação da Biodiversidade pela ESCAS/IPÊ e é membro da Comissão de Gestão de Ecossistemas da IUCN.

Dário Cardoso é formado em Direito pela Universidade Federal do Pará e especialista em Processos Civis e Ciências Criminais. Trabalhou no Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia. É consultor do Programa de Integridade Socioambiental da Transparência Internacional Brasil.

Giulio Carvalho Cavalcante trabalha há 5 anos com raspagem e engenharia de dados e é graduado do curso de Engenharia da Computação pela UFPE. Desde 2019, é membro ativo e faz parte da organização do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE). A partir de 2020, passou a integrar a equipe de mantenedoras do projeto Querido Diário e também a rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. Hoje atua como coordenador de Inovação Cívica da OKBR.

Magaly Gonzales de Oliveira é engenheira cartógrafa pela Unesp, mestre em sensoriamento remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Possui MBA em administração estratégica de sistemas pela Fundação Getulio Vargas. Há mais de 20 anos atua com geotecnologias aplicadas em meio ambiente e gestão territorial junto a instituições privadas, organizações não governamentais e órgãos de governo. Atualmente é coordenadora de articulação institucional no Projeto MapBiomas.

Marcos Rosa é doutor em Geografia Física pela USP e coordenador técnico do Projeto MapBiomas. Responsável técnico pelo Atlas dos Remanescentes Florestais da SOS Mata Atlântica/INPE. Tem mais de 20 anos de experiência na área de geoprocessamento, cartografia digital e sensoriamento remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, monitoramento florestal e meio ambiente.

O ENTC tem como patrocinadores o Sebrae, a CNI e o BID.