I Feira Nacional do Sistema Controle Externo é realizada durante Congresso de TCs

Da percepção de que os Tribunais de Contas executam vários trabalhos interessantes e poucos conhecem os projetos uns dos outros, surgiu a ideia de a I Feira Nacional do Sistema Controle Externo ser realizada paralelamente ao XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil. A Feira, como o Congresso, foi aberta às 18h desta terça-feira (3).

Organizada e idealizada pelo Colégio de Corregedores e Ouvidores de Tribunais de Contas (CCOR), a feira foi montada em dois salões do Centro de Convenções de Vitória e é dividida em eixos temáticos. São seis os estandes que divulgam os trabalhos dos Tribunais de Contas nas seguintes áreas: Educação, Planejamento e Gestão, Controle Social e Acesso à Informação, Meio Ambiente, Obras e Engenharia e Imagem e Comunicação Institucional.

Para o presidente do CCOR, o corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) Cláudio Terrão,  a divisão dos estandes por temática contribui para a governança corporativa. Carla Tângari, secretária do CCOR e coordenadora da feira, acredita que a integração contribui para a consolidação do Sistema de Controle Externo. Para ambos, o próximo passo é abrir a feira para a sociedade civil em um próximo congresso.

Estandes

Em cada um dos estandes, os Tribunais de Contas trabalharam de forma integrada para mostrar experiências e boas práticas de Estados diferentes. No de Meio Ambiente, ainda houve a preocupação de trazer para o congresso um pouco da cultura do Norte do país. Escamas de pirarucu, sementes e sabonetes a base de frutas da região fazem parte da decoração.

O artesanato também está presente em um estande montado com trabalhos manuais feitos por capixabas: panelas de barro, bijuterias, porta-retratos a base de areia e conchas e até flores de escama de peixe.

Os participantes do congresso, além disso, podem conhecer um pouco mais sobre a Atricon, o Tribunal de Contas do Espírito Santo, o Sebrae, o Banestes, a Editora Fórum e o Instituto Rui Barbosa nos estandes institucionais

A coordenadora executiva do Instituto Rui Barbosa (IRB), Márcia Barbosa, destacou a importância da feira para compartilhar as boas práticas entre os membros dos tribunais, além de poder apresentar no espaço as ações do instituto. Durante a feira, haverá sessão de autógrafos de livros no estande do IRB. O teólogo e escritor Leonardo Boff confirmou presença às 18h30 desta quarta-feira (4), logo depois de sua palestra no congresso.

Os estandes da I Feira Nacional do Sistema de Controle Externo podem ser visitados durante todo o congresso, realizado até o dia 6 de dezembro. Nos seis estandes temáticos haverá debates em horários específicos.

O Congresso
O XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), partilhada com o Tribunal de Contas do Espírito Santo, como anfitrião.  Apoiam a iniciativa o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).
Serviço:
XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil
Quando: 03 a 06 de dezembro
Local: Centro de Convenções de Vitória

Leave a Reply