Incosai: presidente da Atricon profere palestra nesta quinta-feira

O presidente da Atricon, Cezar Miola, participa como painelista, nesta quinta-feira (10), às 11h, do Fórum Internacional de Auditoria Governamental, no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. O encontro, realizado pela Editora Fórum com o apoio técnico do Tribunal de Contas da União, integra a agenda oficial do XXIV Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle (Incosai), que ocorre até 11 de novembro. O tema abordado pelo presidente da Atricon será “Participação cidadã em fiscalizações: experiências exitosas nas cortes brasileiras de contas”

Também integram o painel, mediado pelo ministro do TCU, Augusto Nardes,  o Controlador-Geral do Peru Nelson Shack Yalta, o conselheiro do Tribunal de Contas de Portugal, José Manuel Santos Quelhas e Claire Schouten, da International Budget Partnership.

O foco das palestras e mesas-redondas do evento abordam temas como: combate à corrupção, transformação digital, sustentabilidade, redução da pobreza, participação cidadã e dívida pública. De acordo com os organizadores, um dos objetivos do Fórum é debater questões fundamentais que colaborem para contínua melhoria do desempenho das instituições superiores de controle (ISC). Outro objetivo é estimular o engajamento acadêmico na produção científica em torno das áreas de interesse da auditoria das contas públicas.

O público-alvo são os integrantes das delegações dos países-membro da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), das instituições que formam as redes de controle, entre os quais os tribunais de contas dos estados e municípios, o Ministério Público Federal, a Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal, além das organizações multilaterais, da sociedade civil organizada, da academia e da imprensa.