Instituições federais de fiscalização recebem senhas de acesso ao Sistema Geo Obras do TCE-MT

A Controladoria Geral da União (CGU) em Mato Grosso, Ministério Público Estadual, Auditoria Geral da União (AGU),  Delegacia da Receita Federal (DRFB-MT) e Tribunal de Contas da União (TCU) receberam senhas de acesso a todos os procedimentos de auditagem do Sistema Geobras. A entrega foi feita na reunião ordinária da Rede de Controle em Mato Grosso que aconteceu na tarde desta segunda-feira (09/07) na Escola Superior de Contas.

Na reunião, os membros das instituições assinaram Termo de Responsabilidade para o uso do sistema Geo Obras e foram orientados pelo secretário de Tecnologia da Informação, Odilley Medeiros e pela secretária de Articulação Institucional, Casyra Vuolo. Desde 2009, o Conselho Regional de Engenharia (CREA-MT), Casa Civil e tribunais de contas de outros estados brasileiros já tinham acesso ao Geobras. “Com acesso ao sistema, todos os órgãos de fiscalização ligados à Rede de Controle acompanham as auditorias, aumentam o controle, evitam fraudes e ficam sabendo da localização exata das obras”, comentou Odilley.

Na reunião, os membros das instituições assinaram Termo de Responsabilidade para o uso do sistema Geo Obras

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) foi convocada pela Rede de Controle para fazer uma apresentação de todos os projetos executivos das intervenções a serem executadas nas vias urbanas em Cuiabá e Várzea Grande, dos três centros de treinamento e da arena pantanal, todos com foco na acessibilidade. Para a apresentação, esteve presente o secretário, Maurício Guimarães e sua equipe para esclarecer dúvidas dos órgãos fiscalizadores. “ Com acesso ao Geobras e o trabalho integrado da Rede de Controle temos várias ferramentas de trabalho para a fiscalização das obras tem possuem recursos federais”, disse o Chefe da CGU em Mato Grosso, Arnaldo Flores.

Secretário de Tecnologia da Informação, Odilley Medeiros, orienta membros das instituições

“Com acesso ao sistema, todos os órgãos de fiscalização ligados à Rede de Controle acompanham as auditorias, aumentam o controle, evitam fraudes e ficam sabendo da localização exata das obras”


Criado pela equipe técnica do TCE-MT, o sistema Geo Obras tem como objetivo aumentar o controle sobre as obras públicas, reduzindo casos de desvio de recursos e obras inacabadas. Assim, elas são acompanhadas desde o processo de licitação até o recebimento definitivo dos serviços de engenharia, ou seja, a conclusão dos trabalhos. Hoje, o Geo Obras é uma ferramenta disponível no portal do TCE-MT e qualquer cidadão pode acessar e visualizar passo a passo as obras em seu município.

Leave a Reply