IRB e TCE-MS realizam Jornada Científica com o tema “Ética e Cidadania”, no próximo dia 21

jornadaO Instituto Rui Barbosa – IRB em parceria com os Tribunais de Contas do Brasil, visando o aperfeiçoamento contínuo das atividades dos TC’s está realizando este ano, as Jornadas Científicas do IRB – programa de capacitação em temas de interesse do Controle Externo. No próximo dia 21 de setembro (Segunda-feira), no auditório “Conselheira Celina Martins Jallad, em Campo Grande (MS), das 14 às 18 horas, será a vez do TCE-MS, com o tema “Ética e Cidadania”. A palestra será proferida por Herbert Covre Lino Simão – auditor Estadual de Controle Externo e chefe do Setor de Acórdãos do TCE/MS; professor de Filosofia do Direito e Direito Constitucional da ESMAGIS – Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul, e cursou o Mestrado em Filosofia do Direito e do Estado na PUC-SP.

Destinadas a capacitação de membros e servidores dos Tribunais de Contas brasileiros, as aulas terão uma carga horária de 4 horas e pretende-se atravessar as paredes de cada TC onde serão oferecidas as capacitações. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas na sessão videoteca do portal do IRB, possibilitando que um maior número de membros e servidores sejam capacitados. Os interessados devem fazer a inscrição através do seguinte endereço: https://libano.tce.mg.gov.br/eeventos/jornadascientificas

Tema: Ética e Cidadania – Palestra: A formação do cidadão e a ética na Administração Pública – I ÉTICA: 1 As Origens Etimológicas da Ética / 2 A Ética como Ciência dos Deveres / 3 Ética e Moral no Direito Constitucional / 4 O Fundamento Moral da Administração Pública / 5 Ética Prática na Administração Pública) – II CIDADANIA: 6 O Conceito Clássico de Cidadão / 7 O Conceito Contemporâneo de Cidadão / 8 O Conceito Constitucional de Cidadão / 9 A Formação Ética do Cidadão / 10 Ética e Cidadania na Administração Pública.