TCM-PA recebe missão de avaliação do BID

_DSC9657O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) está recebendo, no período de 14 a 18 deste mês, a visita do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Fazem parte da missão de avaliação os consultores Antônio Hideo Yamada e Juliana Dubeux, da representação do BID no Brasil. A visita de avaliação faz parte do processo de credenciamento do TCM-PA para executar auditorias nos projetos e programas financiados pelo BID, que é a principal fonte de financiamento multilateral da América Latina, e que oferece soluções para problemas de desenvolvimento.

Os consultores do BID Antônio Hideo Yamada e Juliana Dubeux foram recebidos pelo presidente do TCM-PA, conselheiro Cezar Colares, pelos assessores da presidência Sérgio Bacury e Aristides Gomes Pinheiro Neto, o diretor de Tecnologia da Informação Diógenes Carneiro, o diretor adjunto da DTI, Helder Moraes, e o coordenador do Núcleo de Auditoria Operacional (NAOP/TCM-PA) Mário Medina.

DIAGNÓSTICO

Segundo o presidente Cezar Colares, que manteve os contatos iniciais com o especialista Fiduciário Sênior em Gestão Financeira do BID, Santiago Schneider, o TCM-PA repassou informações sobre marco normativo, normas internas e regulamentos, procedimentos de controle de qualidade, estrutura organizacional e abordagem de auditoria do Tribunal, para que o BID efetuasse um diagnóstico adequado e conhecesse as práticas de auditoria realizadas pelo Tribunal de Contas, para posterior definição dos procedimentos de ajustes e capacitação a serem feitos, no sentido de adequar o TCM-PA às normas e práticas de auditoria adotadas pelo BID.