Laboratório Móvel do TCE-GO gera economia nas obras de asfalto

SONY DSCO laboratório móvel de análise asfáltica do TCE-GO já recebeu a visita técnica de representantes de oito  tribunais de contas brasileiros para conhecer a experiência pioneira do órgão fiscalizador goiano. Somente este mês estiveram em Goiânia o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Antônio Renato Alves Rainha, e uma equipe de engenheiros e técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Também já estiveram no TCE-GO para ver o equipamento em ação o presidente do TCE-PB, em visitação específica no ano passado, e técnicos dos tribunais de contas do Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Pernambuco e Tocantins, que, em 2013, faziam um estudo conjunto com o Instituto Rui Barbosa. Além disso, o laboratório foi levado integralmente para Florianópolis, no ano passado, durante encontro de Engenharia do TCE-SC, onde ficou em exposição e fez demonstrações de análises in loco.

PLENÁRIA – Durante a sessão plenária desta quarta-feira (25/mar), o conselheiro Sebastião Tejota usou da palavra para destacar como o equipamento tem contribuído para uma maior qualidade do asfalto das estradas e vias urbanas goianas custeadas pelo poder público estadual. “A simples existência do laboratório móvel já exige das empresas um cuidado maior o que, consequentemente, contribui para aprimorar a qualidade do seu trabalho”, disse.

Ainda de acordo com Tejota, a detecção de falhas, no momento da execução das obras, propicia a correção em tempo hábil, gerando economia de milhões ao erário.

Também presente na sessão, o conselheiro Celmar, que era até o ano passado relator dos processos da Agetop no TCE, afirmou que o trabalho do laboratório dá mais segurança para a fiscalização, pois os equipamentos permitem que a qualidade da rodovia possa ser aferida a qualquer momento.

LABORATÓRIO MÓVEL – O laboratório móvel de solos e pavimentação do TCE-GO foi adquirido pelo então presidente Edson Ferrari para a realização de ensaios laboratoriais de solos e misturas betuminosas e controle tecnológico de materiais em obras de pavimentação rodoviária. O equipamento foi montado na carroceria de um caminhão tipo baú para subsidiar o corpo técnico de engenharia nos trabalhos de inspeções “in loco”.

Com área de 10 metros quadrados, a carroceria está equipada com bancadas, armários, banquetas, ar-condicionado, extintor de incêndio, gerador, reservatório de água, inversor, frigobar e os equipamentos técnicos para a realização dos ensaios.