Mackenzie recebe conselheiro do TCE-MT

Foto3Na noite da última quinta-feira, 27 de agosto, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, para a Aula Magna do Curso de Ciências Contábeis, do Centro De Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA).

Em tempos de análises de contas e dúvidas em relação à administração pública do país, o conselheiro trouxe em sua palavra a experiência de quem está no Tribunal de Contas de Mato Grosso desde 2000. O palestrante apresentou o sistema nacional de controle externo formado pelos Tribunais de Contas do Brasil, apontando os pontos positivos e negativos. “É uma oportunidade muito rica discutir com os estudantes e expor o potencial que os Tribunais de Contas têm no estímulo ao exercício da cidadania. Os órgãos de controle do Brasil estão em um momento muito importante”, contou, revelando sua perspectiva sobre um instrumento valioso para o exercício da democracia – segundo ele o maior controle é o exercido pelo povo – o controle social.

Ao agradecer o convite que recebeu do Mackenzie, Antônio Joaquim lembrou da importância em participar de eventos em universidades. “Considero de extrema relevância estar disponível para o debate, principalmente na academia e nas escolas, colocando de forma definitiva a questão da cidadania desde a hora que a pessoa está se formando. Um dos grandes problemas do Brasil é a indiferença política, as pessoas não terem dimensão do que significa sua participação no dia a dia da cidade, a indiferença com o que acontece é incompatível com a democracia. Um povo só vai ter qualidade de vida quando a qualidade dos líderes que os representam for melhor, e isso só acontecerá com a participação cidadã”, concluiu.

O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Maurício Melo de Meneses, ressaltou a importância da presença de Antônio Joaquim na Instituição, em um período tão delicado para o país. “É muito importante para os alunos poderem ouvir a experiência de um homem público que pode contar detalhes sobre sua atuação nesse momento em que se fala tanto em prestação de contas. Creio que será de grande valia para nossos estudantes receberem essas informações, aliando a prática com a teoria que temos aqui”, analisou. O reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto, reiterou a importância da Aula Magna para a universidade. ”É um momento dos mais importantes para cada um dos nossos cursos quando convidamos professores e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento para virem compartilhar conosco suas experiências. Esperamos que seja enriquecedor para nossa comunidade acadêmica e desfrutado pelos nossos alunos da melhor maneira possível”, concluiu.

FONTE: Matéria publicada no dia 28/08 no Site da Mackenzie SP – http://up.mackenzie.br/imprensa/noticias/arquivo/artigo/mackenzie-recebe-conselheiro-do-tribunal-de-contas-de-mato-grosso/