Em palestra motivacional com direito a aquecimento da plateia com uma série de agachamentos, o maior nome da história do esporte paralímpico brasileiro, Daniel de Faria Dias, emocionou o público presente no IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), na noite desta terça-feira (12) em Foz do Iguaçu (PR).
Em seu currículo, o ex-nadador acumula 27 medalhas em Paralimpíadas, sendo 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes. Além disso, conquistou outros 40 pódios em Mundiais, sendo 31 deles dourados. Nos jogos Parapan-americanos, disputou 33 provas e venceu todas.
Ao contar sua história de vida aos presentes – desde quando seus pais receberam a notícia de que teriam um filho com deficiência física, passando pela superação dos desafios por que passou em sua infância na cidade mineira de Camanducaia até a glória nos Jogos Paralímpicos –, Dias transmitiu importantes lições.
“Não são todos os dias da nossa vida que são medalha de ouro, não são todos os dias da nossa vida em que nós estamos motivados, há dias que são desafiadores. Mas podemos deixar o processo mais leve – com um sorriso. Um sorriso pode tornar as coisas mais leves”, afirmou o ex-atleta.
Porém, segundo ele, sorrir não é o suficiente. Dias citou um estudo da Universidade Harvard, que apontou que 75% das pessoas desistem das metas e objetivos traçados na virada de ano já no dia 8 de janeiro. “Portanto, além de sorrir, você precisa de foco e determinação para alcançar o extraordinário”, pontuou.
Para ele, esta lição é válida para qualquer um – e os membros e servidores dos Tribunais de Contas não constituem exceção. “O trabalho de vocês é fundamental, pois faz a diferença na vida de milhões de pessoas. Então, busquem fazer a diferença. Fazer a diferença é extraordinário”, afirmou Daniel Dias, arrancando aplausos dos presentes.
O IX ENTC
O IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), que acontece até 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), reúne 2 mil participantes, entre conselheiros, ministros, auditores e especialistas do setor público. A programação do evento prevê 80 atividades, 84 palestrantes e discussões relevantes sobre a inovação no controle público, transparência e o fortalecimento dos órgãos de controle.
O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
O IX ENTC tem patrocínio da Cemig, Codemge, Itaipu, ABDI, Sanepar, BID, CNI, CFC, Abralegal, Geap Saúde e Editora Fórum. O Encontro conta com o apoio institucional dos Tribunais de Contas de Mato Grosso, Santa Catarina, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, ASUR, Ampcon, ANTC e CNPGC.
A cobertura completa, incluindo fotos e apresentações dos painelistas, estará disponível no site da Atricon e no site do IX ENTC, além de ser compartilhada no Flickr.
Serviço:
IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas
Data: 11 a 14 de novembro
Local: Foz do Iguaçu (PR)
Programação: https://entc2024.com.br/programacao
Cobertura: https://entc2024.com.br, https://atricon.org.br e www.flickr.com/atricon.
Texto: Murilo Zardo
Foto: Hidalgo Gomes