O plenário do TCMGO recebeu, nesta terça-feira (8/4), a apresentação da Plataforma Contrata+Brasil, idealizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A exposição foi conduzida por Vinícius Geronasso, gerente do projeto, e Everton Batista dos Santos, diretor de Normas e Sistema de Logística do Ministério. A plataforma conecta pequenos negócios às oportunidades em contratações públicas, com foco em tecnologia, logística e agilidade para atender principalmente os municípios com menor estrutura administrativa.
O presidente do TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro, afirmou que “a importância maior é a disponibilidade do governo federal em fomentar o comércio local, facilitar para que os órgãos públicos possam fazer suas compras e minimizar as dificuldades na contratação, principalmente de pequenos serviços”.
O procurador de contas do Ministério Público junto ao TCMGO, José Américo, destacou que “é uma ferramenta de aprimoramento da gestão pública, especialmente para os municípios mais carentes, que muitas vezes não têm condições de preparar um processo licitatório adequado. Além de garantir agilidade, também assegura preços justos”.
O conselheiro do TCE-GO, Celmar Rech, observou que “às vezes, por boa-fé e na urgência de resolver um problema, o gestor acaba respondendo ao tribunal por alguma incorreção. A plataforma pode ser uma solução para garantir agilidade e segurança aos gestores, principalmente os que dispõem de menor estrutura”.
O presidente da FGM, Haroldo Naves, ressaltou que “Goiás é um dos estados com forte presença do empreendedorismo. Essa plataforma pode ajudar a gerar mais emprego e renda nos municípios”.
Para o presidente da AGM, Zé Délio Júnior, “é uma iniciativa salutar. Tira o pequeno empreendedor da informalidade e o insere no circuito da administração pública. Isso é inovação”.
Participaram do evento os conselheiros Valcenôr Braz e Francisco Ramos, os procuradores de Contas José Gustavo Athayde, José Américo Costa Junior, e os conselheiros-substitutos Flávio Luna, Laécio Guedes e Pedro Henrique Bastos.
Fonte: TCM-GO