Ministro Campelo visita obras da Copa e ressalta a importância dos relatórios para evitar irregularidades

Ministro do TCU e o relator permanente das contas da Secopa, acompanhados de autoridades mato-grossenses visitaram três obras de mobilidade urbana em Cuiabá para a Copa do Mundo

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Valmir Campelo e o relator permanente das contas da  Secretaria Extraordinária da Copa, conselheiro Antonio Joaquim (TCE-MT) acompanhados de autoridades mato-grossenses visitaram três obras em Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. A comitiva saiu do Tribunal de Contas de Mato Grosso por volta de 10 horas com destino à trincheira Jurumirim/Trabalhadores.

No canteiro de obras, o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães e os engenheiros da Secopa mostraram ao ministro como está a construção da trincheira que deve desafogar o trânsito da avenida Jurumirim no entroncamento com a avenida Miguel Sutil.

Em seguida, todos foram encaminhados a outra obra de mobilidade urbana, desta vez na avenida Fernando Corrêa.  O Viaduto da UFMT está em fase de lajeamento. De longe já é possível visualizar as enormes placas de concreto que passam por cima do antigo canteiro da avenida. O ministro Valmir Campelo acompanhado de auditores do TCU e autoridades locais vistoriou o local e em seguida partiu para a Arena Pantanal.

Na obra mais importante para a realização da Copa do Mundo em Cuiabá, as autoridades visitaram a estrutura interna e puderam verificar o andamento da construção. No local onde serão instalados os camarotes da Arena Pantanal, o ministro do TCU, o conselheiro relator das obras da Copa do TCE-MT Antonio Joaquim e o secretário da Secopa Maurício Guimarães falaram com a imprensa.

Para o ministro Valmir Campelo o projeto de mobilidade urbana de Cuiabá está muito bem detalhado. “Numa cidade com quase 300 anos, que não foi planejada, essa mobilidade vai ser o maior legado que a Copa do Mundo poderia deixar”, disse.

Campelo explicou ainda que a visita foi uma oportunidade de o Tribunal de Contas da União apoiar o TCE e o Estado no que for preciso para terminar tudo a tempo para o mundial de futebol. “Nós não estamos aqui para cobrar. A minha visita é para ouvir, para sentir e me colocar à disposição para facilitar e agilizar algumas arestas que precisam ser ajustadas.”

O conselheiro Antonio Joaquim ressaltou, durante a entrevista coletiva, que o Tribunal de Contas do Estado se comprometeu a divulgar todos os meses um relatório sobre o andamento das obras da Copa. “É importante frisar que tratamos nesse relatório da questão física e financeira da obra. Se ela está dentro do prazo estabelecido pelo contrato.”

O ministro do TCU afirmou que os relatórios são importantes e devem ser instrumentos para facilitar o trabalho dos gestores e evitar irregularidades. “Quando existe alguma irregularidade o TCE nos avisa e nós informamos o BNDES e a CEF para suspender a destinação de recursos. Mas, antes de tudo precisamos unir forças e buscar soluções para que esse grande evento seja bem realizado.”

O secretário da Secopa, Maurício Guimarães, disse que a visita do ministro do TCU só trouxe benefícios para o estado de Mato Grosso. “Ele vem nos ajudar a estar com um olhar mais atento ao que estamos executando. O ministro nos incentivou e mostrou que estamos no caminho certo”, disse o secretário.

Leave a Reply