Minuta do plano estratégico da Atricon em consulta pública até 16/11

Trata-se da minuta do Plano Estratégico da Atricon para o período de 2018-2023 que será submetida para apreciação na Assembleia Geral, a ser realizada no dia 23 de novembro, durante o XXIX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, em Goiânia-GO.

Desde abril, a Atricon vem se dedicando à elaboração da segunda edição do seu plano estratégico de longo prazo, tendo como premissas básicas o envolvimento e o diálogo com todos os partícipes do sistema Tribunais de Contas: ministros, conselheiros, ministros substitutos, conselheiros substitutos, procuradores de contas e técnicos.

Essa decisão de planejar coletivamente foi motivada pela compreensão de que todos são parte importante do sistema, independentemente de filiação à Atricon, e que somente com a ampla participação é possível assegurar qualidade e legitimidade ao instrumento de planejamento e o comprometimento de todos com a sua execução.

A primeira etapa do projeto foi marcada por reuniões presenciais em quase 90% dos Tribunais de Contas do Brasil, num ambiente de diálogo franco, harmônico e construtivo. Na pauta, a avaliação dos cenários internos e externos afetos ao sistema – forças, fraquezas, oportunidades e ameaças – e a indicação de possíveis estratégias a serem implementadas pela Atricon para enfrentá-los ou otimizá-los.

Essas temáticas também pautaram o questionário aplicado a esse mesmo público em julho e agosto, complementando as informações colhidas nas reuniões presenciais e oportunizando a manifestação daqueles que delas não tivessem participado.

O resultado dessa primeira etapa superou as expectativas, oferecendo à Atricon farto diagnóstico para a formulação de um plano estratégico de longo prazo coerente com a situação atual e direcionado para a sua visão de futuro: ser reconhecida como entidade essencial e de vanguarda na representação e no aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas do Brasil.   

Preservando os pressupostos de envolvimento e diálogo que nortearam todo o projeto, nessa etapa atual, a Atricon manterá a minuta do plano estratégico em consulta pública até o dia 16/11, prazo em que ministros, conselheiros, ministros substitutos, conselheiros substitutos e todos os atores que compõem o sistema de Controle Externo poderão apresentar novas contribuições pelo e-mail atricon@atricon.org.br.

Conheça aqui a minuta do documento.

Sua opinião é importante! Continue participando!