Município de Tauá (CE) inicia escola de gestão com parceria do TCM-CE

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) assinou acordo de cooperação técnica com a recém-inaugurada Escola de Administração e Gestão Pública da Prefeitura de Tauá. A parceria, executada através do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa/TCM), visa a formação de ações de capacitação. O Ieswa vai disponibilizar membros de seu corpo técnico para desenvolver, junto com a equipe da Escola de Gestão deste município, os primeiros cursos de capacitação, seguindo a modalidade semipresencial, nas áreas de licitações e contratos e prestações de contas.

O presidente do TCM-CE, conselheiro Francisco Aguiar, vê a união entre escolas de gestão como uma alternativa viável para o aumento da oferta de capacitação e da variedade de conteúdos. “Temos 184 administrações municipais que precisam absorver diversos assuntos técnicos e suas atualizações, e a ação cooperada nos permite chegar a um maior público e de forma mais rápida”, disse o dirigente.

De acordo com a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, assim que a escola foi criada, no início de 2016, além do estabelecimento da infraestrutura física e tecnológica da entidade, passou-se a buscar parcerias com entidades ligadas à formação de servidores públicos. “Uma das primeiras entidades a firmar acordo foi a unidade educacional do TCM. A realização deste termo de cooperação será muito importante para o fortalecimento de nossa Escola de Gestão, recém-inaugurada, de forma que possamos proporcionar uma formação de qualidade e contínua ao nosso servidor, sem a necessidade deste precisar se deslocar do interior para a capital, Fortaleza, para se capacitar”.

O termo foi assinado na sede do Tribunal com a presença do presidente do TCM-CE, conselheiro Francisco Aguiar, do presidente do Ieswa, conselheiro Domingos Filho, e da equipe responsável pela Escola de Administração e Gestão Pública da Prefeitura de Tauá.

O acordo terá vigência de dois anos, podendo ser renovado por igual período.