Municípios que aderiram ao PDI são capacitados para utilizarem o GPE do TCE-MT

Os municípios que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso entre 2012 e 2013 são capacitados para utilizarem o software de Gestão de Planejamento Estratégico (GPE). Na oportunidade, a equipe de Sinop apresentou aos demais municípios sua experiência com a ferramenta. O curso foi ministrado pela Assessoria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT na manhã desta segunda-feira (10/02) no laboratório de informática da Escola Superior de Contas e segue até dia 11/02. Segundo o assessor de Apoio às Unidades Gestoras, João Roberto de Proença, “esta é uma ação de acompanhamento e apoio aos municípios que aderiram ao PDI e agora estão na fase de execução do Planejamento Estratégico”.Além do treinamento presencial, o TCE-MT oferece um Manual do GPE que pode ser acessado no Portal do TCE-MT. A instituição ainda disponibiliza o software do GPE a todas as unidades gestoras fiscalizadas e acompanha o desenvolvimento e implantação do planejamento estratégico de longo prazo na administração pública.

A coordenadora de Planejamento de Sinop, Anna Dias da Costa, conta que desde que aderiu ao PDI, a Prefeitura iniciou a elaboração do Plano Estratégico e logo começou a utilizar o GPE. “Achamos prudente ir lançando as metas ao longo dos trabalhos, para analisarmos a viabilidade de gerenciá-las e qual a melhor forma”, explicou a coordenadora.

O GPE recebeu reconhecimento internacional com a certificação ISO 90001. Os PE dos órgãos que aderiram ao PDI foram elaborados para utilização do método gerencial chamado PDCA que consiste em quatro fases: o planejamento, a execução, a verificação e a ação.

PDI

O PDI do TCE-MT foi criado em fevereiro de 2012 e teve a adesão dos 20 municípios com as maiores população e receita, Secretarias de Estado e a Defensoria Pública que receberam técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico.

Os oito primeiros municípios (Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra) iniciaram a elaboração dos documentos a partir da assinatura do termo de adesão ao PDI no dia 25 de junho de 2012. Devido ao período eleitoral no final de 2012, os municípios tiveram que realinhar as metas, incluindo as demandas de cada gestor eleito. Já em 2013, as ações do TCE-MT foram voltadas aos outros doze municípios que aderiram às atividades do PDI, sendo: Alta Floresta; Guarantã do Norte; Primavera do Leste; Campo Verde; Campo Novo do Parecis; Barra do Bugres; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Juína; Juara; Pontes e Lacerda e Poconé.

Os municípios que aderiram ao PDI do TCE-MT receberam aulas pelo Ensino a Distância, reuniões de trabalho e duas oficinas presenciais: uma sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência; outra oficina voltada aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo foi promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico. O TCE-MT ainda oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação.

Em 2014 outros 10 municípios aderiram ao PDI e começarão a elaborar seu Planejamento Estratégico, são eles: Diamantino, Alto Araguaia, Itiquira, Jaciara, Santo Antônio de Leverger, Alto Paraguai, Sapezal, água Boa, Poxoréo e Juscimeira.

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