Ouça o boletim que foi ao ar na Rádio Justiça
Os municípios brasileiros têm até o dia 29 de setembro para responder ao levantamento Retrato da Educação Infantil no Brasil. A iniciativa busca reunir informações detalhadas sobre a gestão de vagas em creches e pré-escolas, ajudando no planejamento de políticas públicas para garantir o direito à educação das crianças.
O levantamento é coordenado pelo Ministério da Educação em parceria com o Gaepe-Brasil, o Instituto Articule, a Atricon e o Instituto Rui Barbosa.
Até esta segunda-feira, 86% dos municípios já haviam respondido ao questionário. Estados como Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima já atingiram 100% de participação. A meta é repetir o resultado da edição de 2024, quando todos os municípios brasileiros responderam.
Para o preenchimento, os secretários municipais de Educação, ou servidores designados, devem acessar o sistema Simec. A pesquisa leva em média 30 minutos e todas as informações são sigilosas, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
O conselheiro Cezar Miola, coordenador da Comissão de Educação da Atricon, destacou o engajamento e mobilização dos órgãos de controle.
Alguns municípios têm relatado dificuldades técnicas no preenchimento do questionário. Para apoiar os gestores, a Atricon disponibilizou em seu site uma seção de perguntas e respostas com orientações práticas para resolver os principais problemas.