Nova diretoria da Atricon é empossada em Brasília

Em cerimônia com a presença de 300 pessoas no Auditório Ministro Pereira Lira, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, a Diretoria da Atricon para o biênio 2024-2025 foi empossada na tarde desta terça-feira (20). Na ocasião, o conselheiro Edilson de Sousa Silva, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), assumiu a presidência da entidade. 

Estiveram presentes no evento o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o ministro da Integração e do Desenvolvimento, Waldez Góes, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o juiz presidente do Tribunal de Contas de Angola, Sebastião Gunza, os presidentes das demais entidades que representam o Sistema de Controle Externo do Brasil, entre outras autoridades.

Bruno Dantas – Presidente do TCU

Abrindo a sequência de discursos da cerimônia, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, ressaltou em sua fala o fortalecimento da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) como instituição realmente representativa do controle externo. “Os esforços feitos nos últimos não poderiam ter um resultado melhor. A Atricon hoje tem uma voz nacional. Quando ela fala, o sistema de Tribunais de Contas é ouvido”, afirmou.

Como exemplo, Dantas citou a assinatura do termo de cooperação técnica entre TCU e Atricon para que auditores dos tribunais estaduais e municipais integrem o grupo de trabalho que formará a equipe de auditoria da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Dantas nominou o conselheiro Cezar Miola, que está deixando a presidência da Associação, a quem fez um reconhecimento: “A Atricon tem tradição de ótimos presidentes, mas poucas vezes vi um dirigente tão operoso quanto o Miola, um homem incansável no esforço de integrar os tribunais de contas do país”. Ao se dirigir ao novo presidente, conselheiro Edilson Sousa, reforçou que o TCU dará toda a atenção aos encaminhamentos da entidade em um trabalho de continuidade.

Cezar Miola – Presidente da Atricon no biênio 2022-2023

Em sua fala, o presidente da Atricon na gestão 2022-2023, conselheiro Cezar Miola, falou sobre a história e o papel da entidade ao longo dos mais de 30 anos. “Esta entidade busca conectar os Tribunais de Contas distribuídos por um país continental. São três décadas de construção institucional e de amadurecimento. E de compromisso com uma administração pública proba, realizadora, eficiente e eficaz”, ressaltou. 

O conselheiro também fez uma breve avaliação de sua gestão à frente da entidade e do trabalho feito em prol do controle externo. “A Atricon e os Tribunais de Contas merecem muito mais, é verdade. Mas tudo o que as forças e as circunstâncias nos permitiram, tentamos empreender. Não foi tudo o que se queria entregar, mas foi com o coração, com amor, com devotamento ao controle externo brasileiro, que vivo intensamente há 32 anos, a serem completados na próxima semana”, comentou

O agora ex-presidente da Atricon também falou sobre iniciativas lideradas pela entidade ao longo dos últimos anos, como a Operação Educação, o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e o Projeto Comunica, que tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Finalizando sua fala, Cezar Miola se dirigiu ao novo presidente da entidade, Edilson Silva, e comentou sobre o futuro da entidade. “Sua já longa e reconhecida dedicação, seu engajamento e seu inquieto espírito público, juntamente com os pares da Diretoria e o sólido amparo familiar, haverão de levar a Atricon a cumprir cada vez melhor a notável missão assumida há mais de três décadas”, concluiu.

Leia o discurso na íntegra.

Marcos Rocha – Governador de Rondônia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, que discursou por ser o administrador do Estado de origem do conselheiro Edilson de Sousa Silva, que assume a presidência da Atricon, destacou que o poder público deve ser voltado para o benefício da sociedade. Citou que Rondônia obteve o Selo Diamante da Atricon, entregue a órgãos públicos que têm excelência em transparência em ações públicas, e ressaltou o trabalho de parceria e de prevenção adotado hoje pelos órgãos de controle externo. “É importante para o administrador público receber dos Tribunais de Contas o caminho correto sempre que se percebe algum erro. Esse trabalho é fundamental para que a sociedade seja a realmente beneficiada”, disse.

Edilson de Sousa Silva – Presidente da Atricon

Já empossado, o novo presidente da Atricon, Edilson de Sousa Silva, disse assumir, publicamente, a responsabilidade de conduzir os trabalhos que se seguirão pelo próximo biênio e citou a palavra “inovação” como uma das diretrizes de sua gestão. “As sofisticações que elas (inteligência artificial e a criptoeconomia) têm promovido e promoverão num curto espaço de tempo, inclusive quanto aos ilícitos, é o ponto de toque que traz de forma implacável o futuro para o presente, como um desafio a ser enfrentado por todos nós”, afirmou.

Edilson de Sousa se emocionou ao citar sua família, em especial sua esposa e filha (Carla e Camila), e também ao mencionar a parceria com o presidente do biênio 2022-2023 da Atricon, Cezar Miola. “Homem público zeloso, abnegado, cuja eloquência e dedicação ao trabalho e à causa pública elevou as aspirações daqueles que o estiveram ao seu lado na honrosa missão de conduzir essa nau”, elogiou.

Por fim, o novo presidente apontou como o grande desafio da Atricon a consolidação do sentimento de que todos os Tribunais de Contas formam uma unidade. Segundo ele, é justamente a noção de unicidade que reforçará a ideia de resultado conjunto, de resiliência nas adversidades e enfrentamento aos desafios. “Em sinergia, esta será a palavra de ordem: integração”, disse. “Que Deus nos abençoe nessa jornada que hoje se inicia”, concluiu.

Leia o discurso na íntegra.

Parlamentares presentes na cerimônia

Também estiveram na cerimônia os senadores Marcos Rogério, Jaime Bagatolli, Confucio Moura e os deputados federais Luiz Fernando Faria, Rui Falcão, Lucas Ramos, Amom Mandel, Fernando Maximo, Thiago Flores, Julio Lopes, Mauricio Carvalho, Laura Carneiro, Reginaldo Lopes, Dr. Luizinho, Lucio Mosquini, Lucas Cavalcanti Ramos, Gisela Simona Viana de Souza, Paulo Guedes e Bohn Gass.

Veja a composição da nova diretoria

Veja aqui mais fotos da cerimônia

Assista a íntegra da cerimônia

Texto: Ederson Marques, Jeferson Cioatto e Vinicius Appel
Fotos: André Felinto e Douglas Santos